Ligado na TV | Confira 5 semelhanças entre ‘A Regra do Jogo’ e ‘Os Dez Mandamentos’
05/10/2015 às 20h04
A Regra do Jogo (Globo) e Os Dez Mandamentos (Record) são as novelas em exibição que mais repercutem no país nos dias atuais. Vários motivos, sejam eles positivos ou negativos, fazem com que os dois folhetins sejam disseminados pela imprensa e público em geral. Tendo isso em vista, esta coluna elencou cinco semelhanças entre as produções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1ª SEMELHANÇA | QUALIDADE
Levando em consideração o conteúdo dos dois folhetins, não há dúvidas de que ambos entregam ao telespectador um produto qualificado. São duas grandes narrativas, com histórias envolventes, contando com atuações impecáveis e sob o comando atento de direções gerais caprichosas (Amora Mautner/ARDJ e Alexandre Avancini/ODM).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2ª SEMELHANÇA | SALVAÇÃO
Tanto A Regra do Jogo quanto Os Dez Mandamentos foram escaladas como apostas para atingir a salvação. A primeira, uma enorme aposta da Globo para salvar o horário das 21h, derrubado por Babilônia. A segunda, uma aposta da Record para salvar sua teledramaturgia em si, há anos em queda e desdenhada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3ª SEMELHANÇA | DIVULGAÇÃO
Em virtude do quesito mencionado anteriormente, as emissoras não mediram esforços para divulgar suas tramas. A Regra do Jogo, amplamente divulgada como “do mesmo autor de Avenida Brasil”, teve uma das maiores divulgações de novela das 21h da Globo de todos os tempos. Foi um verdadeiro bombardeio na grade de programação. Aliás, vale destacar que o folhetim de Romero e Atena está ocupando um espaço na publicidade dos estádios do Campeonato Brasileiro. Já a novela bíblica de Vivian de Oliveira, por sua vez, teve quase o dobro da maciça divulgação que comumente a emissora de Edir Macedo faz para promover suas atrações.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
4ª SEMELHANÇA | AUDIÊNCIA
As duas novelas são as maiores audiências de suas respectivas emissoras. Apesar de enfrentar um início preocupante na audiência, e perder em algumas ocasiões para outras atrações do canal, A Regra do Jogo ainda segue, no geral, com o posto de primeiro lugar entre os produtos da Globo. Com Os Dez Mandamentos, o primeiro lugar é garantido e isolado entre as atrações da Record, com direito a vários pontos de distância para o segundo lugar. E no confronto entre as duas? Embora curto na maior parte das vezes, é um dos mais disputados atualmente na televisão brasileira. Ultimamente, ODM tem levado a melhor em vários confrontos diretos.
5ª SEMELHANÇA | PERSONAGENS
Uma das semelhanças mais fortes está relacionada ao nome dos personagens, em ambas as novelas há nomes excêntricos. A Regra do Jogo tem Djanira (Cassia Kis), Tóia (Vanessa Giácomo), Ninfa (Roberta Rodrigues), Adisabeba (Susana Vieira), Atena (Giovanna Antonelli), Belisa (Bruna Linzmeyer), Kim (Felipe Roque) e Abner (Douglas Tavares). Já em Os Dez Mandamentos, os nomes tornam-se até certo ponto comuns pelo fato de serem bíblicos, mas não deixam de ser diferentes ao habitual dos folhetins; são alguns: Ahmós (Carlos Bonow), Amenhotep (José Victor Pires), Anrão (Roger Gobeth/Paulo Gorgulho), Henutmire (Mel Lisboa/Vera Zimmermann), Joquebede (Samara Felippo/Denise Del Vecchio), Nefertari (Giovanna Maluf/Camila Rodrigues) e Ramsés (Carlos Augusto Sales/Edu Pinheiro/Sérgio Marone).
Quanto mais opções de qualidade, melhor fica a TV aberta brasileira.
Críticas, elogios e/ou sugestões?
Twitter: @JuniorDanyllo
E-mail: [email protected]
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])