Ligado na TV – Especial | Aos 50 anos, Globo mantém melhor programação do Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo comemora seu 50º ano de existência (Foto: Divulgação/Globo)

Globo comemora seu 50º ano de existência (Foto: Divulgação/Globo)

Exatamente no dia de hoje, 26 de abril de 2015, a Rede Globo de Televisão comemora seu cinquentenário. Há exatos 50 anos a emissora fundada pelo jornalista e empresário Roberto Marinho iniciava sua trajetória de luta, fracassos, polêmicas e sucesso de sobra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a emissora enfrenta uma de suas piores fases no que se refere aos números de audiência, com vários produtos consagrados marcando índices pífios e quebrando recordes negativos históricos. Diante disso, a emissora se viu obrigada a mudar e vem gradativamente se reinventando. Aqui destaco a questão de audiência não necessariamente implicar em qualidade. A reinvenção da emissora também leva em conta as transformações e os novos anseios do público.

Este momento de fraqueza não impede que, aos 50 anos, a Globo mantenha a melhor programação televisiva do Brasil. Para contextualizar esta última afirmação, exponho a programação, no geral, de um dia da semana da Globo:

Inicia o dia com um noticiário compacto (Hora Um); segue com telejornais locais e um telejornal matutino nacional (Bom Dia Brasil); em seguida, exibe um programa de entretenimento (Mais Você); após este, leva ao ar um programa sobre saúde (Bem-Estar); logo depois transmite um programa de entretenimento com auditório (Encontro com Fátima Bernardes); ao fim deste, outra edição de telejornais locais vai ao ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fátima Bernardes comanda o “Econtro”
(Foto: Globo/Alex Carvalho)

Em seguida, a emissora exibe um programa esportivo (Globo Esporte); depois, um telejornal vespertino nacional (Jornal Hoje); colado nesta última atração entra na tela um programa voltado exclusivamente para os bastidores da emissora (Vídeo Show); em seguida, há o espaço para a exibição de filmes (Sessão da Tarde); depois, vai ao ar uma reprise de novela (Vale a Pena Ver de Novo); logo após é exibida uma trama teen (Malhação).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário utilizado para contar a história dos 50 anos da informação na Globo, especial exibido pelo “Jornal Nacional” (Foto: Divulgação/Globo)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao fim da trama teen, entra em cena a novela das 18h, mais leve (Sete Vidas); a seguir, uma exibição noturna de telejornais locais; posteriormente, a novela das 19h, mais romântica (Alto Astral); ao fim desta atração a emissora transmite o telejornal mais assistido do país (Jornal Nacional); em seguida, a famosa novela das 21h, mais quente (Babilônia); após, uma linha de shows com exibição de filmes ou séries – humor, policiais, etc; na madrugada entra um telejornal que resume as principais notícias do dia (Jornal da Globo); logo após, um programa de entrevistas (Programa do Jô) e segue com exibições de filmes (Corujão) e/ou séries estrangeiras.

É explícita a variedade da programação da Globo, que, apesar de ser conhecida por ser “a emissora das novelas”, consegue manter uma programação recheada e voltada para os mais diversos públicos, não se prendendo em excesso a nenhuma área específica. O resultado disso é a liderança geral na audiência há anos.

Programações devem ser planejadas e executadas dessa maneira, afinal, são as partes que compõem o todo. Se apenas uma ou duas partes se destacam e outras são completamente esquecidas, a certeza é de que o todo não está progredindo da melhor maneira possível.

Evolução dos logotipos: de 1965 (primeira logo) até 2014 (logo atual) (Foto: Montagem)

Isso não quer dizer que todas as emissoras devem se embasar na programação da Globo. Isso quer dizer que todas as emissoras devem pensar e agir visando à melhoria de todas as suas áreas, moldando aos seus estilos suas programações e efetivando suas reais identidades.

E você, leitor da coluna que gosta de opinar sobre programação, concorda ou não?

Críticas, elogios e/ou sugestões? Estou no Twitter (@JuniorDanyllo) e este é meu e-mail para contato: danyllojunior@hotmail.com.

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile