Coincidentemente, Datena e Rezende falaram da Globo em seus programas nesta quinta-feira (11). Por sinal, a emissora carioca vira assunto ou recebe comentários de seus concorrentes, geralmente negativos, de forma frequente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu Brasil Urgente da Band, Datena noticiava o caso de um PM do Distrito Federal que morreu depois que um carro da PM capotou na BR-070, em trecho entre Ceilândia (DF) e Águas Lindas (GO), quando passou a falar da Globo.
A Globo está indiretamente envolvida com as notícias sobre o caso da morte do PM porque a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) considerou desrespeitosa a forma com que um repórter da afiliada da Globo em Brasília comentou sobre o assunto. Segue abaixo um trecho da nota de repúdio feita pela PMDF:
A PMDF vem publicamente manifestar seu repúdio à forma desrespeitosa com que o repórter Antônio de Castro, da Rede Globo de Televisão, noticiou durante a apresentação do Programa DFTV 2ª edição, desta sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016, o seguinte comentário:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Novas imagens do Globocop mostram a quantidade impressionante de viaturas na BR-070. São quatro helicópteros. A nossa equipe contou 20 viaturas da PM, mais as viaturas da Polícia Civil, dos Bombeiros também são várias viaturas, além do Instituto Médico Legal, porque um PM morreu neste acidente”.
Ao falar sobre o caso, Datena, sabendo da nota de repúdio, também se mostrou extremamente revoltado com a emissora dos Marinhos diante do caso. Dentre outras coisas, afirmou que a Globo não sabe se é de “direita”, “centro” ou “esquerda”, questionou o motivo de a emissora se preocupar com a quantidade de meios de transporte envolvidos no acidente, frisou que a emissora foi “aliada da ditadura” e mandou um “vai-te catar, Rede Globo”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Datena destacou ainda que havia recebido um convite de Jô Soares para ser entrevistado, porém a produção teve que desfazer o convite constrangidamente após a recusa dos comandantes da Globo, os quais “não queriam ele lá”. O apresentador da Band disse em seguida que não pretende voltar à emissora carioca. Abaixo o vídeo de Datena:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
https://youtu.be/MOcUuuezJqA
Já no Cidade Alerta (Record), como contraponto, Marcelo Rezende noticiava o caso no qual mais de vinte pacientes de um mutirão de catarata realizado no Hospital de Clínicas do Alvarenga, em São Bernardo do Campo, foram contaminados por uma bactéria, quando mencionou uma passagem sua pela Globo.
Rezende criticava o repórter que fez a matéria porque ele não conseguiu entrar no hospital público, e lembrou que fez uma série de reportagens quando estava na Globo sobre a “saúde doente” para o Jornal Nacional. Segundo o apresentador da Record, naquela situação semelhante, ele conseguiu entrar no hospital.
Se Datena foi incisivo, Rezende apenas relembrou um momento. O fato é que a Globo em pauta na concorrência não é mais novidade, mas raramente isso ocorre de forma quase simultânea entre dois programas de formatos e apresentadores semelhantes.
Críticas e/ou sugestões?
Twitter: @JuniorDanyllo | E-mail: danyllo@otvfoco.com.br
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.