Ligado na TV | No Twitter, internautas fazem apelo às emissoras brasileiras; entenda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Internautas pediram mais séries e menos novelas às emissoras (Foto: Divulgação)

Internautas pediram mais séries e menos novelas às emissoras (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (24), internautas fizeram um verdadeiro apelo às emissoras brasileiras, através do Twitter. A hashtag #MaisSeriesMenosNovelas foi levantada nos assuntos mais comentados da rede social, na qual as pessoas pediam para que as emissoras brasileiras focassem mais em séries e menos em novelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assuntos do Momento no Twitter às 11h40 (Foto: Reprodução/Twitter)

A coluna separou os principais comentários acerca do assunto. Um internauta disse que “chega de Vale a Pena Ver de Novo”, outro pediu “mais Game of Thrones e True Blood e menos Babilônia e Cúmplices de Um Resgate”, outro disse que “seria bem melhor” mais séries e menos novelas, outra internauta questionou “para que novela se existe série?”. Teve ainda um que afirmou que “os brasileiros merecem” essa ‘troca gradativa’.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Talvez seja utopia falar que séries de televisão podem “substituir” as novelas no Brasil, país popularmente conhecido por produzir as melhores telenovelas do mundo, um franco exportador dessas produções. Mas, como sugerido pelos internautas, podem ganhar cada vez mais espaço?

Sabe-se que os gêneros são distintos, novela é novela e série é série. Ambos possuem caraterísticas diferentes e peculiares. Em geral, a primeira tem duração maior, com exibição ininterrupta e tem suas características clássicas; já a segunda, tem duração menor e como o próprio nome diz: é uma produção “seriada”, com pausas.

As séries representam uma cultura muito forte dos Estados Unidos. Todavia, aqui no Brasil é costumeiro incorporar traços da cultura americana. Prova disso é que muitas séries produzidas lá são exibidas aqui. Mas vale destacar também que séries nacionais estão cada vez mais bem produzidas e gerando boa repercussão. Só a título de exemplo destaco Amores Roubados (2014), sucesso estrondoso da Globo.

As emissoras brasileiras estão sim apostando cada vez mais em séries, seja em produções próprias ou atrações mundiais. Até mesmo as novelas estão tendo que inserir características comuns das séries, em virtude dos telespectadores atuais, os quais almejam histórias ágeis, que os prendam em frente à televisão.

É fato que a novela ainda é a atração de maior audiência e repercussão no Brasil, mas é notório que as séries estão em uma escala crescente de espaço na programação televisiva do país. Logo, torna-se necessário que as emissoras brasileiras continuem atentas aos anseios de seus telespectadores/internautas.

Críticas, elogios e/ou sugestões?

Twitter@JuniorDanyllo

E-maildanyllo@otvfoco.com.br

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile