Ligado na TV | ‘Os Dez Mandamentos’ faz história e termina como maior sucesso do ano
23/11/2015 às 21h07
Chega ao fim na noite desta segunda-feira (23) a primeira novela bíblica do Brasil e do mundo. O folhetim Os Dez Mandamentos, escrito por Vivian de Oliveira e com direção-geral de Alexandre Avancini, fez história na tela da Record e termina como maior sucesso do ano da televisão brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A trama bíblica conquistou o público com cenas ágeis e bem produzidas. As pragas prenderam os telespectadores, cada vez com mais intensidade. E o Mar Vermelho agitou as redes sociais, além de fazer a audiência da emissora de Edir Macedo chegar à marca histórica de 30 pontos.
Os Dez Mandamentos representa um marco na história televisiva brasileira ao tornar-se a única novela até aqui que conseguiu destronar a Globo no horário nobre com tanta sagacidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nunca antes os principais produtos da emissora carioca haviam perdido de forma tão completa e frequente para atrações da concorrência. A novela da Record acumulou vários minutos de liderança contra o Jornal Nacional e também contra A Regra do Jogo – atual trama das 21h da Globo.
Vale frisar que Os Dez Mandamentos chegou a vencer por vários dias consecutivos os dois produtos globais supracitados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fazendo jus ao termo superprodução – sempre usado pela Record -, Os Dez Mandamentos contou a história de Moisés com muita maestria e revelando uma maturidade dramatúrgica jamais vista na emissora da Barra Funda.
Algumas falhas foram claras. Como exemplos, a exibição descuidada de um extintor em cena; a enrolação com a duração das pragas (em virtude do prolongamento) e algumas atuações muito fracas de personagens importantes. Mas nada disso ofuscou o estrondoso sucesso da novela da Record.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Em um ano forte na teledramaturgia, com grandes fenômenos como Verdades Secretas e Além do Tempo (ambas da Globo), Os Dez Mandamentos fez bonito e mostrou que outra emissora além da Globo pode ter novela/atração estampando capas de revistas especializadas e sendo foco principal da mídia televisiva.
Concorrência acirrada entre as emissoras é um mandamento que só beneficia, sejam profissionais da área e/ou telespectadores em geral. O Brasil necessita acompanhar essa realidade internacional e Os Dez Mandamentos mostrou que é possível.
Críticas, elogios e/ou sugestões?
Twitter: @JuniorDanyllo
E-mail: [email protected]
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])