Ligado na TV | Parecia impossível, mas Globo conseguiu salvar dois programas clássicos

18/10/2015 às 14h05

Por: Danyllo Junior
Imagem PreCarregada
Globo conseguiu salvar dois clássicos de sua programação (Foto: Divulgação)
Globo conseguiu salvar dois clássicos de sua programação (Foto: Divulgação)

Globo conseguiu salvar dois clássicos de sua programação (Foto: Divulgação)

A Globo é a emissora brasileira que tem o maior número de programas próprios que perdura por décadas na grade de programação – considerados clássicos. Porém, com o passar do tempo, muitas atrações vão enfraquecendo e perdendo a essência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como uma boa mãe, que se preocupa e tenta, a todo custo, contornar os desvios negativos dos filhos, a Globo não mede esforços para reinventar seus produtos desgastados.

Mais recentemente, dois produtos em especial merecem destaque no tocante a esse assunto. Trata-se do Vídeo Show e do Zorra (ex-Zorra Total).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Vídeo Show fez sua estreia no dia 20 de março de 1983, apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury, com a proposta de recuperar os principais momentos dos então 18 anos de vida da Globo.

De lá para cá, muitas mudanças ocorreram e várias não deram certo; como, por exemplo, a passagem caótica de Zeca Camargo no comando do vespertino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Monica Iozzi e Otaviano Costa (Foto: Globo/Matheus Cabral)

Monica e Otaviano comandam o atual Vídeo Show (Foto: Matheus Cabral/ Globo)

Entretanto, em abril deste ano o programa ganhou novidades radicais e positivas. Otaviano Costa e Monica Iozzi passaram a apresentar, em uma bancada, o programa ao vivo; e Miguel Falabella agora encerra os programas diariamente com mensagens especiais e com a famosa saudação final, eternizada pelo apresentador.

À parte o quesito audiência, o novo formato é o melhor dos últimos tempos, graças, sobretudo, ao excelente entrosamento e a baita espontaneidade dos apresentadores.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EDIÇÃO ANTERIOR: Após nova proibição mesquinha, Xuxa deve estar em crise na Record

Já o Zorra Total estreou em 1999, com direção de Maurício Sherman. Teve como proposta inicial apresentar um painel das várias tendências de humor existentes na televisão brasileira.

O humorístico também passou por muitas reformulações. Porém, as mudanças mais expressivas ocorreram a partir de junho do ano passado, 2014.

Dani Calabresa (Foto: Globo/Estevam Avellar)

Dani Calabresa é um dos destaques do novo Zorra (Foto: Estevam Avellar/ Globo)

O então diretor Maurício Sherman foi afastado do comando do humorístico. Maurício Farias assumiu ao lado do humorista e redator Marcius Melhem e, entre muitas reestruturações, incorporou novos personagens e trocou o nome do programa, que passou a ser apenas Zorra.

O Zorra tirou o foco dos bordões e dos personagens fixos e passou a produzir, ao estilo de Tá no Ar: a TV na TV, esquetes bem produzidos (e engraçados) voltados a temas da atualidade, com direito a cutucar as atrações da concorrência.

Há anos que não se via grandes proporções de elogios – principalmente através das redes sociais – tanto ao novo Vídeo Show quanto ao novo Zorra. Pelo menos no quesito qualidade, a mamãe Globo conseguiu salvar seus filhotes clássicos.

Críticas, elogios e/ou sugestões?

Twitter@JuniorDanyllo

E-mail[email protected]

Visite: site literário do colunista

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Ligado na TV - Danyllo Junior

Dani Calabresa
Destaque
Ligado na TV
Marcius Melhem
Maurício Farias
Maurício Sherman
Miguel Falabella
Monica Iozzi
noticias da tv
Ta no ar
Tássia Camargo
Vídeo Show
Zeca Camargo
zorra
Zorra Total

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.