Ligado na TV | Questionada, Globo ‘desconversa’ sobre supostas metas de audiência em novelas

03/06/2015 às 14h44

Por: Danyllo Junior
Imagem PreCarregada
O ator continua trabalhando na Globo (Foto: Divulgação)
Globo 'desconversa' sobre metas de audiência em suas novelas (Foto: Divulgação)

Globo ‘desconversa’ sobre metas de audiência em suas novelas (Foto: Divulgação)

Em outros tempos, as novelas da Globo alcançavam altos índices de audiência. Selva de Pedra (1972/1973), novela de Janete Clair, grande autora popular, obteve a maior audiência da história da televisão brasileira até então. No Rio de Janeiro, segundo o maior instituto de pesquisa do país, o folhetim atingiu na época 100% de share – número de televisores ligados no horário (20h) – no capítulo 152, no qual a identidade de Rosana Reis (Regina Duarte) é revelada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos tempos atuais, com o advento das novas mídias e tecnologias – o que inclui a TV por assinatura e a Internet -, assim como com a forte concorrência das emissoras abertas, os padrões de audiência das tramas da Globo são outros. Comumente, vários veículos especializados em televisão mencionam metas de audiência que supostamente seriam estipuladas pelos diretores da emissora carioca para as tramas.

A mídia televisiva circula que as metas atuais são as seguintes: Vale a Pena Ver de Novo (15 pontos); Malhação (18 pontos); novela das 18h (20 pontos); novela das 19h (25 pontos) e a novela das 21h (35 pontos). Diante desse contexto, esta coluna decidiu entrar em contato com a Globo para saber sobre a existência ou não dessas metas de audiência. A pergunta feita foi: “Realmente a emissora estipula metas e quais são elas para as respectivas faixas?”. A seguir a resposta dada pela emissora:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quando temos uma boa história e ela é bem contada, a audiência responde como consequência. O nosso compromisso é com a relevância do conteúdo que exibimos. Essa é uma busca permanente, da qual muito nos orgulhamos: termos programas criativos e de qualidade que fazem parte da vida das pessoas, de suas conversas, on e off-line, de suas reflexões”.

Comunicação Globo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, questionada, a Globo preferiu ‘desconversar’ sobre essas supostas metas de audiência. Mas a resposta dada é contundente, tendo em vista que qualidade não é, muitas vezes, sinônimo de boa audiência, e vice-versa. Entretanto, sabe-se que tais ‘metas’ servem como parâmetros para avaliar o gosto do público pelos folhetins.

Por último, vale destacar que o mais importante é que todas as emissoras (não só uma) tenham “compromisso com a relevância do conteúdo que é exibido”, independente de números de audiência. Estes são, de fato, consequências.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Críticas e/ou sugestões? Estou no Twitter (@JuniorDanyllo) e este é meu e-mail para contato: [email protected].

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.

Ligado na TV - Danyllo Junior

Audiência da TV
Destaque
Globo
Janete Clair
Malhação
noticias da tv
Novelas Globo
Regina Duarte
selva de pedra
Vale a pena ver de novo

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.