Em outros tempos, as novelas da Globo alcançavam altos índices de audiência. Selva de Pedra (1972/1973), novela de Janete Clair, grande autora popular, obteve a maior audiência da história da televisão brasileira até então. No Rio de Janeiro, segundo o maior instituto de pesquisa do país, o folhetim atingiu na época 100% de share – número de televisores ligados no horário (20h) – no capítulo 152, no qual a identidade de Rosana Reis (Regina Duarte) é revelada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos tempos atuais, com o advento das novas mídias e tecnologias – o que inclui a TV por assinatura e a Internet -, assim como com a forte concorrência das emissoras abertas, os padrões de audiência das tramas da Globo são outros. Comumente, vários veículos especializados em televisão mencionam metas de audiência que supostamente seriam estipuladas pelos diretores da emissora carioca para as tramas.
A mídia televisiva circula que as metas atuais são as seguintes: Vale a Pena Ver de Novo (15 pontos); Malhação (18 pontos); novela das 18h (20 pontos); novela das 19h (25 pontos) e a novela das 21h (35 pontos). Diante desse contexto, esta coluna decidiu entrar em contato com a Globo para saber sobre a existência ou não dessas metas de audiência. A pergunta feita foi: “Realmente a emissora estipula metas e quais são elas para as respectivas faixas?”. A seguir a resposta dada pela emissora:
“Quando temos uma boa história e ela é bem contada, a audiência responde como consequência. O nosso compromisso é com a relevância do conteúdo que exibimos. Essa é uma busca permanente, da qual muito nos orgulhamos: termos programas criativos e de qualidade que fazem parte da vida das pessoas, de suas conversas, on e off-line, de suas reflexões”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comunicação Globo
Então, questionada, a Globo preferiu ‘desconversar’ sobre essas supostas metas de audiência. Mas a resposta dada é contundente, tendo em vista que qualidade não é, muitas vezes, sinônimo de boa audiência, e vice-versa. Entretanto, sabe-se que tais ‘metas’ servem como parâmetros para avaliar o gosto do público pelos folhetins.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituta de Renata Fan dispara manhãs com PIX de R$38M do Flamengo por substitutivo de Gabigol: Audiências 8/1
● Substituto de Neto afunda Band com desfecho de adeus de Rony no Palmeiras à rival: Audiência 7/1
● Substituta de Renata Fan atropela Neto na Band com saída de Calleri no São Paulo em 2025: Audiências 6.1
Por último, vale destacar que o mais importante é que todas as emissoras (não só uma) tenham “compromisso com a relevância do conteúdo que é exibido”, independente de números de audiência. Estes são, de fato, consequências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Críticas e/ou sugestões? Estou no Twitter (@JuniorDanyllo) e este é meu e-mail para contato: danyllo.tvfoco@outlook.com.
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV FOCO e são de total responsabilidade de seu idealizador.