Ligado na TV | Realities de culinária estão bombando na televisão brasileira; confira análise
14/09/2015 às 16h26
A culinária sempre esteve presente nas programações televisivas, não só no Brasil, mas também pelo mundo afora. Atualmente, as emissoras brasileiras, em especial, têm obtido excelentes números de audiência e grande repercussão com um formato específico voltado à culinária: o reality show.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Unir jogo e comida é o grande trunfo desse formato. Na TV paga, esse produto já vigora e faz sucesso há alguns anos. Na TV aberta, por sua vez, vivemos um verdadeiro “boom” do formato, impulsionado pelo “momento gourmet” dos tempos atuais.
Diferentemente das tradicionais receitas de Ana Maria Braga, Palmirinha e Edu Guedes, a parceria entre realities e gastronomia resulta em temperos, ingredientes e receitas muitas vezes desconhecidos pelo grande público. Há uma ruptura da gastronomia apenas nos programas femininos e de variedades e, com isso, uma interação cada vez maior com homens, jovens, adultos e idosos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na TV aberta, os principais destaques do formato ficam por conta do Super Chef, reality apresentado dentro do Mais Você de Ana Maria Braga, na Globo. Aliás, vale ressaltar que o Super Chef foi um dos primeiros reality shows de culinária da TV brasileira, estreou no programa da loira no dia 8 de setembro de 2008. De lá para cá, já teve três edições com anônimos e quatro edições com famosos (batizado de Super Chef Celebridades). Giba foi o grande vencedor da edição 2015, recentemente finalizada.
O SBT estreou o Cozinha Sob Pressão, comandado pelo chef Carlos Bertolazzi, em outubro de 2014. Este ano ocorreu a segunda edição do reality e a terceira temporada está prevista para estrear dia 24 de outubro deste ano, dessa vez, utilizando o título original do formato: Hell’s Kitchen. Todas as temporadas até agora exibidas alcançaram bons índices de audiência e uma considerável repercussão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda no SBT, em virtude do sucesso do Cozinha e dos formatos nos outros canais, a emissora de Silvio Santos estreou em 25 de julho deste ano o Bake Off Brasil – Mão na Massa, disputa entre confeiteiros comandada pela apresentadora Ticiana Villas Boas e pelos jurados Fabrizio Fasano Jr. e Carolina Fiorentino. A atração conquista cada vez mais o público e rende ao SBT ótimos números e vários comentários nas redes sociais.
Arrisco-me a afirmar que há um queridinho entre os realities de culinária exibidos nos dias de hoje na TV aberta. Trata-se do MasterChef Brasil, o reality da Band é apresentado pela jornalista Ana Paula Padrão e tem como jurados o trio de chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella. A apresentação alvejada de Ana Paula, os comentários ácidos dos jurados e as bizarrices dos participantes são os ingredientes essenciais que atraem os telespectadores; os quais, em sua maioria, postam comentários nas redes sociais ao mesmo tempo em que assistem ao programa, tornando o reality o mais comentado dessas redes, sobretudo o Twitter.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
A grande final da aclamada edição atual do MasterChef Brasil ocorrerá na noite desta terça-feira (15), em um grande evento preparado pela emissora dos Saad, com direito à plateia e transmissão simultânea nas redes sociais, através de 180 tuiteiros. Sem Jiang, favorita do público, os finalistas candidatos à vitória são: Raul e Izabel. Entretanto, o nome do (a) campeão (ã) da edição teria vazado (spoiler). Em virtude do sucesso, a Band estreará no dia 20 de outubro deste ano a versão infantil do reality, o MasterChef Junior.
Para não ficar de fora desse embalo, a Record estreará o reality Batalha dos Confeiteiros Brasil, apresentado por nada menos que Buddy Valastro, mundialmente conhecido como o Cake Boss. O programa, um formato da Discovery e produzido pela Endemol Shine Brasil, estreia no dia 30 de setembro, uma quarta-feira, na Record.
O que vocês, leitores da coluna, estão achando da ascensão dos realities de culinária na TV aberta brasileira?
Críticas, elogios e/ou sugestões?
Twitter: @JuniorDanyllo
E-mail: [email protected]
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco e são de total responsabilidade de seu idealizador.
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])