ALERTA!

Limpa no PIX e cancelamento: Passageiros da Uber sofrem com 2 pesadelos e app emite comunicado oficial

29/11/2024 às 17h00

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Homem, logo da Uber e PIX (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Passeiros da Uber reclamam de cobranças indevidas

De fato, a Uber tornou-se uma das principais empresas de transporte privados no Brasil. Porém, na última quinta-feira, 28, uma notícia envolvendo dois pesadelos dos passageiros veio à tona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, nos últimos dias, diversos consumidores têm utilizado as redes sociais para denunciar cobranças indevidas e possíveis golpes envolvendo o serviço de aplicativo.

Reclamações

De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Cidade Marketing, passageiros reclamam de cobranças por serviços que não foram realizados e até valores já pagados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, um dos problemas mais relatados é de motoristas que aceitam a corrida e, intencionalmente, desviam da rota.

A prática é comum para que o passageiro cancele a viagem, fato que fará com que o consumidor pague a taxa de cancelamento da Uber.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos relatos, os passageiros afirmam que a prática é abusiva e que são obrigados a cancelar para não atrasarem seus compromissos.

Em outros casos, o motorista cancela o serviço, mas o usuário acaba recebendo uma cobrança indevida.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento por PIX

Além disso, inúmeros usuários relatam uma espécie de limpa no pix. Na ocasião, o consumidor paga a viagem com PIX ou dinheiro, mas, pouco tempo depois recebem notificações no aplicativo sobre cobranças pendentes.

Mas, o problema não para por aí. Outros consumidores reclamam de tarifas mais altas do que o valor estimado pelo aplicativo. Em alguns casos, o valor pode dobrar.

Porém, mesmo com a alta de reclamações, muitos usuários dizem não conseguir o reembolso com a Uber nessas situações citadas acima.

Comunicado

O site da Uber esclarece que o cancelamento de viagens é direito dos motoristas parceiros e dos usuários, porém, a prática deve ser feita de forma responsável.

Além disso, a empresa também possuí uma política para minimizar o impacto negativo dos cancelamentos abusivos.

Desse modo, quando o motorista cancela uma viagem de maneira indevida, ele impede que outro motorista aceite o trajeto e prejudica o tempo de espera do usuário.

Já para os passageiros, os cancelamentos abusivos podem resultar no aumento de tempo de espera e até uma violação da comunidade.

Tanto para usuários quanto para motoristas, a prática do cancelamento abusivo pode gerar expulsão ou banimento temporário do aplicativo.

Reclamação sobre a Uber (Fotos: Reprodução / redes sociais)
Reclamação sobre a Uber (Fotos: Reprodução / redes sociais)
Reclamação sobre a Uber (Fotos: Reprodução / redes sociais)
Reclamação sobre a Uber (Fotos: Reprodução / redes sociais)

O que fazer

Por fim, em casos de cobranças indevidas, os usuários devem recolher provas da comunicação com a Uber e, se necessário, recorram a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Considerações finais

Em resumo, inúmeros clientes da Uber estão reclamando sobre cobranças indevidas. Veja:

  • Usuário tem que pagar taxa de cancelamento por conta do trajeto do motorista;
  • Usuários pagam via pix ou dinheiro e recebem mensagens de cobranças.

Veja mais notícias envolvendo a Uber clicando aqui.

Quanto ganha um motorista da Uber?

De fato, a Uber tornou-se uma excelente opção para brasileiros trabalharem. Mas, poucos sabem quanto um motorista de fato pode ganhar.

De acordo com o portal Insights, o rendimento estimado é de R$ 131 por dia e R$ 784 por semana para aqueles que trabalhem quatro horas por dia.

Mas, lembre-se, o valor pode mudar e é apenas uma estimativa.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Adesivo Uber (Foto: Reprodução Nam Y. Huh/AP)

cancelamento Uber
cobrança indevida na Uber
cobrança indevida viagem da Uber
Uber

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.