ALERTA!
Limpa no PIX e cancelamento: Passageiros da Uber sofrem com 2 pesadelos e app emite comunicado oficial
29/11/2024 às 17h00
Passeiros da Uber reclamam de cobranças indevidas
De fato, a Uber tornou-se uma das principais empresas de transporte privados no Brasil. Porém, na última quinta-feira, 28, uma notícia envolvendo dois pesadelos dos passageiros veio à tona.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, nos últimos dias, diversos consumidores têm utilizado as redes sociais para denunciar cobranças indevidas e possíveis golpes envolvendo o serviço de aplicativo.
Reclamações
De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Cidade Marketing, passageiros reclamam de cobranças por serviços que não foram realizados e até valores já pagados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, um dos problemas mais relatados é de motoristas que aceitam a corrida e, intencionalmente, desviam da rota.
A prática é comum para que o passageiro cancele a viagem, fato que fará com que o consumidor pague a taxa de cancelamento da Uber.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos relatos, os passageiros afirmam que a prática é abusiva e que são obrigados a cancelar para não atrasarem seus compromissos.
Em outros casos, o motorista cancela o serviço, mas o usuário acaba recebendo uma cobrança indevida.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (29): Comunicado é emitido com 3 alertas severos pra quem usa aproximação do cartão de crédito
● Lula ciente: INSS libera mais de R$2BI pra salvar 230M de aposentados e pensionistas
● Nada de esperar 2025: Antecipação do saque do FGTS é garantida para salvar CLTs na Caixa em 4 passos
Pagamento por PIX
Além disso, inúmeros usuários relatam uma espécie de limpa no pix. Na ocasião, o consumidor paga a viagem com PIX ou dinheiro, mas, pouco tempo depois recebem notificações no aplicativo sobre cobranças pendentes.
Mas, o problema não para por aí. Outros consumidores reclamam de tarifas mais altas do que o valor estimado pelo aplicativo. Em alguns casos, o valor pode dobrar.
Porém, mesmo com a alta de reclamações, muitos usuários dizem não conseguir o reembolso com a Uber nessas situações citadas acima.
Comunicado
O site da Uber esclarece que o cancelamento de viagens é direito dos motoristas parceiros e dos usuários, porém, a prática deve ser feita de forma responsável.
Além disso, a empresa também possuí uma política para minimizar o impacto negativo dos cancelamentos abusivos.
Desse modo, quando o motorista cancela uma viagem de maneira indevida, ele impede que outro motorista aceite o trajeto e prejudica o tempo de espera do usuário.
Já para os passageiros, os cancelamentos abusivos podem resultar no aumento de tempo de espera e até uma violação da comunidade.
Tanto para usuários quanto para motoristas, a prática do cancelamento abusivo pode gerar expulsão ou banimento temporário do aplicativo.
O que fazer
Por fim, em casos de cobranças indevidas, os usuários devem recolher provas da comunicação com a Uber e, se necessário, recorram a órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Considerações finais
Em resumo, inúmeros clientes da Uber estão reclamando sobre cobranças indevidas. Veja:
- Usuário tem que pagar taxa de cancelamento por conta do trajeto do motorista;
- Usuários pagam via pix ou dinheiro e recebem mensagens de cobranças.
Veja mais notícias envolvendo a Uber clicando aqui.
Quanto ganha um motorista da Uber?
De fato, a Uber tornou-se uma excelente opção para brasileiros trabalharem. Mas, poucos sabem quanto um motorista de fato pode ganhar.
De acordo com o portal Insights, o rendimento estimado é de R$ 131 por dia e R$ 784 por semana para aqueles que trabalhem quatro horas por dia.
Mas, lembre-se, o valor pode mudar e é apenas uma estimativa.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]