ENTENDA

R$ 5,2BI e Linha 15-Prata afetada: Tarcísio confirma FIM de serviço vital no Metrô de SP

03/12/2024 às 18h15

Por: Lucas Brito
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Governo de Tarcísio de Freitas administra o Metrô de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

Desde agosto, o funcionamento do percurso passou por transformação, mas entidade envolvida com transporte público se mostrou contra decisão

No 2º semestre de 2024, a Linha 15-Prata sofreu uma nova alteração. O trecho atende a população da Zona Leste de São Paulo, ligando a Estação Colonial com a Vila Prudente, que faz baldeação com a Linha 2-Verde.

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Para quem não acompanhou, desde agosto, o Metrô deu início aos serviços sem condutores no trajeto. De acordo com o Diário do Transporte, a saída dos funcionários tem acontecido de forma gradativa e não causará demissões.

No entanto, o assunto ainda divide opiniões, principalmente em torno das questões de segurança. Antes disso, a ausência dos operadores já podia ser vista nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As duas últimas também circulam pela Zona Leste.

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“Tudo vai evoluir gradativamente a partir do monitoramento e comportamento do sistema, que já vem sendo testado exaustivamente”, justificou o Metrô, atualmente administrado pelo governo estadual de Tarcísio de Freitas, em São Paulo.

Linha 15-Prata, Metrô
A Linha 15-Prata do Metrô, na Zona Leste de São Paulo (Foto: Divulgação)

Críticas à mudança

Em nota, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a alteração, chamando atenção para a proteção dos passageiros. Mas, ainda segundo a publicação do Diário do Transporte, a decisão foi tomada por conta do sistema GoA4, que já conta com trilhos de alto nível de automação.

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Hoje, segundo a estimativa do IBGE, a cidade de São Paulo tem quase 12 milhões de habitantes. Dentro desse número, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô diariamente. Ao todo, como revela a SPTrans, 91 estações estão em funcionamento, sendo o principal transporte em trilhos de todo o país.

Este ano, o projeto de expansão segue a todo vapor. Agora, além das 15 novas paradas que já estavam previstas pela LinhaUni, que é a responsável pela futura Linha 6-Laranja, outras 6 também devem entrar no percurso entre a Zona Norte e o Centro, segundo o jornal Metrópoles.

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Metrô, São Paulo
Dos 12 milhões de habitantes de São Paulo, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

  • Em resumo, a Linha 15-Prata adotou o trajeto sem a necessidade de condutores;
  • No entanto, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a decisão do Metrô;
  • O modelo já existe nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, na cidade de São Paulo.

Conclusão

Inaugurada em 2014, a Linha 15-Prata teria custado cerca de R$ 5,2 bilhões, revelou o jornal Metrópoles. O percurso começa na Estação Colonial e termina na Vila Prudente, onde é possível fazer integração com a Linha 2-Verde, além de um terminal de ônibus, na Avenida Anhaia Mello.

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Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

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