Desde agosto, o funcionamento do percurso passou por transformação, mas entidade envolvida com transporte público se mostrou contra decisão
No 2º semestre de 2024, a Linha 15-Prata sofreu uma nova alteração. O trecho atende a população da Zona Leste de São Paulo, ligando a Estação Colonial com a Vila Prudente, que faz baldeação com a Linha 2-Verde.
Para quem não acompanhou, desde agosto, o Metrô deu início aos serviços sem condutores no trajeto. De acordo com o Diário do Transporte, a saída dos funcionários tem acontecido de forma gradativa e não causará demissões.
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No entanto, o assunto ainda divide opiniões, principalmente em torno das questões de segurança. Antes disso, a ausência dos operadores já podia ser vista nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As duas últimas também circulam pela Zona Leste.
“Tudo vai evoluir gradativamente a partir do monitoramento e comportamento do sistema, que já vem sendo testado exaustivamente”, justificou o Metrô, atualmente administrado pelo governo estadual de Tarcísio de Freitas, em São Paulo.
Críticas à mudança
Em nota, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a alteração, chamando atenção para a proteção dos passageiros. Mas, ainda segundo a publicação do Diário do Transporte, a decisão foi tomada por conta do sistema GoA4, que já conta com trilhos de alto nível de automação.
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Hoje, segundo a estimativa do IBGE, a cidade de São Paulo tem quase 12 milhões de habitantes. Dentro desse número, pelo menos 4 milhões utilizam o Metrô diariamente. Ao todo, como revela a SPTrans, 91 estações estão em funcionamento, sendo o principal transporte em trilhos de todo o país.
Este ano, o projeto de expansão segue a todo vapor. Agora, além das 15 novas paradas que já estavam previstas pela LinhaUni, que é a responsável pela futura Linha 6-Laranja, outras 6 também devem entrar no percurso entre a Zona Norte e o Centro, segundo o jornal Metrópoles.
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Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, a Linha 15-Prata adotou o trajeto sem a necessidade de condutores;
- No entanto, a Federação Nacional dos Metroviários criticou a decisão do Metrô;
- O modelo já existe nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, na cidade de São Paulo.
Conclusão
Inaugurada em 2014, a Linha 15-Prata teria custado cerca de R$ 5,2 bilhões, revelou o jornal Metrópoles. O percurso começa na Estação Colonial e termina na Vila Prudente, onde é possível fazer integração com a Linha 2-Verde, além de um terminal de ônibus, na Avenida Anhaia Mello.
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