Urgente

Atenção, virada do INSS em 2024: Lista atualizada com doença mais popular pode conceder benefício hoje

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS e doença - (Reprodução Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumento de casos de afastamento pelo benefício aumentaram e surge preocupação

Segundo um levantamento que foi divulgado pelo Ministério da Previdência Social, um pouco menos que a metade dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no último ano foram de auxílio por incapacidade temporária.

O atual auxílio por incapacidade temporária e antigo auxílio doença teve como maioria dos casos envolvimento com problemas ósseos e principalmente em casos de problema na coluna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O benefício por incapacidade temporária teve um aumento relativo de 27% em relação ao ano de 2022.

Durante o período foram liberados 2.573.147 benefícios, mas em relação ao ano anterior houveram apenas 2.015.250 auxílios-doença.

QUAIS DOENÇAS MAIS AFASTARAM OS TRABALHADORES PELO INSS?

De acordo com informações da fonte Seu Crédito Digital, na data de hoje (17), existe uma lista de doenças e seu número de concessões em 2023, sendo elas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre todas doenças que causam afastamento do funcionário por o INSS, uma das mais populares é a de episódios depressivos, que teve no total 24.927 concessões no ano de 2023.

A depressão no trabalho pode se tornar uma incapacidade permanente ou temporária, que afeta a vida do profissional, e também o desempenho do seu trabalho.

Segundo um estudo da revista científica The Lancet, a depressão cresceu 25% no mundo em 2020, e em razão da pandemia de COVID-19, casos de ansiedade e depressão no trabalho também aumentaram, colocando muitas empresas em alerta.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diversos fatores podem influenciar a causa, como assédio moral, carga excessiva de trabalho, insegurança financeira ou até mesmo questões familiares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ideal é que a área do rH das empresas, em conjunto com líderes de equipe desenvolvam programas de prevenção e ações que promovam o bem-estar dos trabalhadores, para saúde e harmonia no ambiente de trabalho.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile