urgente
Pode te MATAR: Lista oficial crava 10 alimentos fatais, incluindo ovo e peixe, e liga alerta às pressas
18/12/2023 às 11h15
Tente não se impactar ao saber detalhes sobre lista de 10 comidas fatais, incluindo ovo e peixe
Sabemos bem da importância de cuidarmos da nossa saúde, principalmente no que se trata do que vai direto para o nosso organismo. Ou seja, os alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, vocês irão conferir agora detalhes sobre uma lista oficial que simplesmente crava 10 alimentos fatais, incluindo ovo e peixe, e que liga alerta às pressas. Vamos conferir?
Sem mais delongas, vamos direto ao ponto. De acordo com informações do portal UOL, a OMS (Organização Mundial de Saúde), estima que 600 milhões de pessoas no mundo adoecem após consumirem alimentos contaminados, e 420 mil delas morrem todos os anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, é aí que está a extrema importância no que diz respeito aos alimentos e nossa alimentação. As informações dão conta de que, seja por vírus, bactérias ou mesmo toxinas mortais, é preciso tomar cuidado para se manter longe do perigo.
Sendo assim, confira agora a lista com dez alimentos e que inclui peixe, moluscos, leite, mel e até ovo, que podem acabar fazendo muito mal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais alimentos podem ser nocivos à saúde?
Conforme a fonte, vamos iniciar falando sobre o peixe baiacu. As informações dão conta de que esse peixe conta com um veneno letal para humanos, chamado tetrodotoxina.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Atenção clientes: Vivo coloca fim em serviço vital e traz substituto em 2 passos
● Mais de R$ 1,5 mil: Reajuste do INSS em 2025 traz aumento salvador aos aposentados e pensionistas 60+
Sendo assim, os sintomas do envenenamento por tetrodotoxina incluem tontura, exaustão, dor de cabeça, náusea, arritmia cardíaca ou dificuldade para respirar. Caso você seja envenenado, tem que procurar o médico rapidamente.
Outro alimento é o ruibarbo, que normalmente são consumidos cozidos ou em tortas e geleias. Tal alimento contêm uma alta concentração de ácido oxálico, uma substância que pode causar intoxicação grave, com náuseas, diarreias, dificuldade em respirar, dor nos olhos, urina vermelha e até problemas renais.
Também podemos citar o ovo. Sim, o ovo. Segundo a OMS, o consumo de ovo cru é pouco indicado. Utilizado em diversas receitas, ele pode conter bactérias como Salmonella, Pseudomonas spp. e Escherichia Coli.
Assim, a recomendação é que os ovos sejam consumidos após o cozimento acima de 70ºC, incluindo as gemadas, e nunca usar os com casca rachada ou trincada.
Também vamos falar da Mandioca-brava. Caso ela seja consumida, essa planta causa vômitos, diarreia, cansaço, falta de ar, tontura, taquicardia, fraqueza, confusão mental, convulsão, coma e até a morte. Por isso, a raiz da mandioca-brava é usada somente na indústria para fabricação de farinha, goma, fécula, polvilho, entre outros derivados, graças a técnicas de detoxificação.
Além disso, Moluscos, incluindo as ostras, são animais aquáticos filtradores que se alimentam principalmente de microalgas. Ou seja, o consumo cru pode levar à contaminação pela má qualidade da água, contaminação das microalgas e ainda a presença de ficotoxinas.
Seguindo com os alimentos, também temos Leite e mel não pasteurizados. Tais alimentos cru podem estar contaminado por bactérias como Salmonella, E. Coli, Campylobacter, Listeria, causando infecções urinárias e intestinais, com febre, diarreia e vômito.
O feijão-vermelho também não pode ser consumido cru ou quase cru porque contém um tipo de lectina chamada fito-hemaglutinina, que tem difícil digestão, podendo causar dor no estômago e até vômito.
Além disso, amêndoas como as castanhas-de-caju cruas têm toxinas que podem ser letais. E por fim, mas não menos importante, o processo de moagem da farinha de trigo ou branqueamento dela não elimina as bactérias que causam intoxicação alimentar, como Escherichia coli e Salmonella.
Ou seja, antes de consumir qualquer alimento, é importante garantir de que ele não vai te matar.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: