Alerta geral para milhares de brasileiros que podem se aposentar imediatamente no segundo semestre de 2024 e nem sabiam desse direito; confira agora se você tem direito ou não
A conquista da aposentadoria no INSS é um dos momentos mais esperados por milhões de brasileiros. Acontece que, garantir uma estabilidade financeira depois de tanto trabalhar é o sonho de muitos. Mas, o que nem todos sabem é que existem casos onde o benefício pode ser antecipado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da idade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora reconhece uma série de doenças como critério para aposentadoria por invalidez. Dentre as condições contempladas, vale dizer, estão AVC agudo, cegueira, câncer, e hepatopatia grave, entre outras.
Caso você queira garantir o benefício ou conhece alguém que possui direito e não sabe, alguns pontos precisam ser esclarecidos antes de dar entrada na aposentadoria por invalidez. Primeiramente, para obter o benefício é necessário comprovar incapacidade permanente por meio de uma rigorosa perícia médica do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto a ser enfatizado é que, o requerente precisa ter contribuído com a Previdência Social por pelo menos 12 meses e estar regularizado com suas obrigações previdenciárias. Agora, a solicitação foi simplificada com a possibilidade de realizar o pedido de forma online, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
A medida chega para facilitar o acesso dos beneficiários ao serviço e agilizar a concessão do benefício. Depois da análise médica e documental, os beneficiários podem finalmente escolher a forma que desejam receber os valores da aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A seguir, confira algumas doenças populares que garantem a aposentadoria por invalidez:
- Abdome agudo cirúrgico;
- Acidente vascular encefálico (agudo);
- Alienação mental;
- Câncer (Neoplasia Maligna);
- Cardiopatia grave;
- Cegueira;
- Doença de Paget;
- Doença de Parkinson;
- Esclerose múltipla;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Hanseníase;
- Hepatopatia grave;
- AIDS;
- Nefropatias graves;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Contaminação por radiação;
- Tuberculose Ativa.
Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?
É importante frisar que, para a obtenção dessa modalidade de aposentadoria no INSS, é preciso atender a três critérios essenciais, sendo eles:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Incapacidade total e permanente: A doença deve impedir completamente o trabalho;
- Qualidade de segurado: Manter-se trabalhando ou dentro do período de graça;
- Carência de 12 Meses: Ter contribuído por pelo menos um ano, exceto em casos de acidentes ou doenças específicas.
O benefício é permanente e garantido pelo INSS aos trabalhadores que ficam incapacitados de forma total e para sempre de cumprirem suas atividades laborais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE