ALERTA GERAL, HEIN!
Pode dar adeus ao IPVA: Motoristas estão em festa com notícia e lista de veículos isentos acaba de ser divulgada
01/08/2024 às 2h21
Existe uma longa de pessoas que pode garantir a isenção no pagamento do imposto e regras se estendem para 2025, quando começa a nova leva
Para quem é motorista, o pagamento do IPVA, que é obrigatório, vira uma preocupação anual. Essa cobrança, feita normalmente nos primeiros meses do ano, varia entre cada tipo de veículo e localidade, podendo ter valores alterados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, já prevendo a tarifação de 2025, uma longa lista de motoristas e automóveis estarão isentos de ter que pagar alguma coisa. O índice é divulgado pelos governos estaduais e, desde já, é possível saber quem vai conseguir se livrar dessa conta.
Segundo o AutoEsporte, quem é do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Piauí ou Tocantins, e tem o veículo com mais de 15 anos de fabricação, não precisa gastar dinheiro com o IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser incômoda ao bolso dos condutores, a cobrança é bem importante aos governos regionais. O imposto serve como fonte de arrecadação de verba para os estados brasileiros. Ele é cobrado e repartido com os municípios nos quais os veículos estão registrados.
Sobre os boletos, o Ministério da Fazenda explicou como funciona o cálculo para quem não tem isenção. “Se o veículo for novo, é o preço de venda ao consumidor sugerido pelo fabricante, incluído os tributos incidentes. Se for usado, é o valor constante da tabela venal”, justificou em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para quem deixar de pagar, as questões são outras. “O débito será inscrito em dívida ativa, com a multa moratória passando de 20% para 40%, encerrando a cobrança administrativa e iniciando a execução fiscal por meio da Procuradoria Geral do Estado”, aponta o poder público.
Quais os carros mais vendidos do Brasil?
De acordo com o ranking divulgado pelo AutoEsporte, a Volkswagen se destacou no 1º semestre de 2024, emplacando mais de 57 mil unidades do Polo. Na sequência, aparece o Fiat Strada, com 56 mil, mantendo a mesma linha do ano passado, quando também fez sucesso.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
Nas 10 colocações, outros modelos populares, como Tracker, Onix, Hyundai Creta, T-Cross, Mobi, Argo e HB20, também apareceram entre os mais comercializados. Os dados, como apontou a publicação, são Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]