Existe uma longa de pessoas que pode garantir a isenção no pagamento do imposto e regras se estendem para 2025, quando começa a nova leva
Para quem é motorista, o pagamento do IPVA, que é obrigatório, vira uma preocupação anual. Essa cobrança, feita normalmente nos primeiros meses do ano, varia entre cada tipo de veículo e localidade, podendo ter valores alterados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, já prevendo a tarifação de 2025, uma longa lista de motoristas e automóveis estarão isentos de ter que pagar alguma coisa. O índice é divulgado pelos governos estaduais e, desde já, é possível saber quem vai conseguir se livrar dessa conta.

Segundo o AutoEsporte, quem é do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rondônia, Sergipe, Piauí ou Tocantins, e tem o veículo com mais de 15 anos de fabricação, não precisa gastar dinheiro com o IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser incômoda ao bolso dos condutores, a cobrança é bem importante aos governos regionais. O imposto serve como fonte de arrecadação de verba para os estados brasileiros. Ele é cobrado e repartido com os municípios nos quais os veículos estão registrados.
Sobre os boletos, o Ministério da Fazenda explicou como funciona o cálculo para quem não tem isenção. “Se o veículo for novo, é o preço de venda ao consumidor sugerido pelo fabricante, incluído os tributos incidentes. Se for usado, é o valor constante da tabela venal”, justificou em nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para quem deixar de pagar, as questões são outras. “O débito será inscrito em dívida ativa, com a multa moratória passando de 20% para 40%, encerrando a cobrança administrativa e iniciando a execução fiscal por meio da Procuradoria Geral do Estado”, aponta o poder público.
Quais os carros mais vendidos do Brasil?
De acordo com o ranking divulgado pelo AutoEsporte, a Volkswagen se destacou no 1º semestre de 2024, emplacando mais de 57 mil unidades do Polo. Na sequência, aparece o Fiat Strada, com 56 mil, mantendo a mesma linha do ano passado, quando também fez sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas 10 colocações, outros modelos populares, como Tracker, Onix, Hyundai Creta, T-Cross, Mobi, Argo e HB20, também apareceram entre os mais comercializados. Os dados, como apontou a publicação, são Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE