5 motivos que podem fazer aposentados e pensionistas do INSS terem o benefício cortado
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é uma autarquia do governo federal que auxilia no pagamento de aposentados e pensionistas de todo o país. Hoje falaremos sobre 5 motivos que podem fazer o benefício ser cortado.
Vale destacar, que o INSS paga milhões de beneficiários todos os meses e há toda uma preocupação para saber se esses pagamentos são justos. Por conta disso, o órgão faz diversos procedimentos para averiguar se não está sendo enganado por pessoas de má-fé. As informações são do site Rede Jornal Contábil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – PROVA DE VIDA
Nesse ponto, cabe ao INSS cruzar os dados para saber se o beneficiário está vivo. Mas, pode ocorrer do órgão não conseguir comprovar isso, então, é necessário comprovar pessoalmente. Assim, o segurado será notificado através de uma carta ou notificação no aplicativo Meu INSS, sobre a necessidade de realizar a prova de vida.
2 – PENTE-FINO
O INSS às vezes vai solicitar, através de carta, que você compareça a uma rede ou que ele vá à perícia. E quando isso ocorrer, entre em contato pelo telefone 135 ou acesse o Meu INSS (pelo aplicativo ou site Meu INSS) para agendar o atendimento e resolver logo seu caso. Uma vez que se você não comparecer, poderá ter seu pagamento suspenso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 – DEIXAR DE SACAR O BENEFÍCIO
O não comparecimento para a realização de saques, fará o INSS entender que o beneficiário faleceu. Então, compareça na data prevista para fazer seu saque e evite que seu pagamento seja suspenso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4 – FALTAR NA PERÍCIA MÉDICA
Se foi solicitado avaliação médica, conhecida como perícia, é obrigatório a presença, e é válida tanto na concessão, como na manutenção de benefícios por incapacidade, como a aposentadoria por invalidez e o auxílio-doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5 – RECUSAR HABILITAÇÃO
A ideia é o beneficiário aprender a desempenhar um serviço conforme sua condição de saúde. Então, caso seja oferecido, é importante aceitar e iniciar o procedimento.
QUAIS AS DATAS DE PAGAMENTO EM SETEMBRO?
Benefícios de até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto (já pago);
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de setembro;
- Finais 2 e 7: 4 de setembro;
- Finais 3 e 8: 5 de setembro;
- Finais 4 e 9: 6 de setembro;
- Finais 5 e 0: 8 de setembro.