Uma lista de motos recebeu a grande notícia de que não precisará mais pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em 2025
As leis têm a função de controlar os comportamentos e ações dos indivíduos conforme os princípios de uma sociedade. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos principais impostos pagos pelos brasileiros que possuem veículo próprio. Entretanto, alguns motoristas podem se isentar do pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, falaremos sobre uma lista de motos que não pagarão mais o IPVA em 2025. Contudo, a boa notícia afeta apenas os motociclistas sergipanos. Isso porque o Governo de Sergipe, segundo informações do portal FDR, ampliou os benefícios do Programa Rode Bem, expandindo a isenção do IPVA para um número maior de motos.
Assim, a principal novidade é o aumento do limite de cilindradas para as motocicletas que podem ser isentas do IPVA. Sendo assim, a partir de agora, motos de até 165 cilindradas, fabricadas no Brasil e de propriedade de pessoas com renda de até dois salários mínimos, estão incluídas no programa. Ou seja, estarão livres do imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lista de quem pode participar do programa:
- Proprietários de uma única motocicleta: é preciso comprovar que a moto é o único veículo de propriedade do solicitante;
- Renda de até dois salários mínimos: a renda familiar acaba sendo compatível com os critérios estabelecidos pelo programa;
- Motocicleta de fabricação nacional: a moto precisa ter sido fabricada no Brasil;
- Cilindrada de até 165 cm³: motos com até essa cilindrada agora podem ser isentas do IPVA.
Vale lembrar que a isenção do IPVA dada para esses motoristas permitirá uma economia grande na parte financeira. Assim, o dinheiro passa a ter outras finalidades para as famílias. Justamente por isso, o programa visa priorizar quem mais precisa, como as pessoas de baixa renda. Além disso, os outros fatores são benéficos, inclusive, para redução da poluição.
Ficou curioso? Saiba como solicitar a isenção
Para solicitar a isenção do IPVA, o motociclista deve acessar o site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e seguir os passos indicados. É preciso preencher um formulário com dados pessoais, anexar documentos como comprovante de renda e residência, e aguardar a análise do pedido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) da motocicleta;
- Outros documentos que possam ser solicitados.
Qual carro tem o IPVA mais caro do Brasil?
Segundo informações do portal Auto Esporte, em São Paulo donos de Porsche 918 Spyder são os que pagam o maior montante. São três unidades do ano 2015 que precisaram arcar com R$ 560.583 em 2023. Se o carro é um pouco mais antigo, 2014, o imposto é um pouco menor: R$ 555.960.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE