SAIBA TUDO!

Dinheiro de volta na conta: Lista de pessoas garante devolução do IPVA em 4 passos e você pode estar incluído

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Valor do IPVA é cobrado todos os anos aos motoristas (Foto: Agência Brasil)

Diversos motoristas podem pedir restituição do pagamento, segundo a Secretaria da Fazenda

Este ano, o prazo para o pagamento do IPVA acabou em maio. Agora, apesar de ainda faltar alguns meses para o início da próxima remessa, a preocupação já surge sobre a cobrança de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda que seja um assunto discutido todos os anos, existem alguns motoristas que podem ter de volta o valor desembolsado no tributo. Porém, é claro, a devolução depende de diferentes casos, garantindo também a isenção para a demanda seguinte.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, em situações de furtos e roubos, o dono do veículo fica livre de ter que arcar com o IPVA. Ou, se o pagamento já foi feito, é possível também conseguir a restituição do valor, dentro das regras institucionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para garantir devolução do IPVA, motoristas que foram vítimas de roubo devem ter B.O em mãos (Foto: Agência Brasil)

Se você foi vítima de roubo e perdeu o carro, são necessários 4 passos:

1. Faça um boletim de ocorrências.

2. Verifique se você está em dia com o pagamento do IPVA.

3. Só será restituído quem está em dia com o IPVA, não tem débitos atrasados no CPF e teve seu veículo furtado ou roubado dentro do território do Estado de São Paulo.

4. Só haverá dispensa do próximo pagamento para quem está em dia com o IPVA e não tem débitos atrasados.

LEIA TAMBÉM!

Em casos de furto ou roubo, motoristas podem pedir restituição do valor do IPVA e se livrar da próxima cobrança (Foto: Agência Brasil)

Para que serve o IPVA?

Apesar de ser incômoda ao bolso dos motoristas, a cobrança é bem importante aos governos regionais. O imposto serve como fonte de arrecadação de verba para os estados brasileiros. Ele é cobrado e repartido com os municípios nos quais os veículos estão registrados.

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile