ATENÇÃO

Já pode comemorar: Lista de trabalhadores tem aposentadoria ANTECIPADA pelo INSS e você deve ser um deles

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Posto da Previdência Social (Foto: Divulgação/INSS)

É possível antecipar a aposentadoria de diversas formas, mas é necessário ficar atento às normas do INSS para não enfrentar contratempos

Algumas pessoas podem demorar um tempo menor do que imaginam para garantir a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Saiba a seguir uma lista de condições que podem antecipar o benefício para brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Seu Crédito Digital, existe a aposentadoria por Tempo de Serviço Militar. Apesar desse período não ser automaticamente reconhecido pelo INSS na contagem do tempo de contribuição, é possível reconhecê-lo para antecipar a aposentadoria.

É possível também acrescentar o Tempo como Aluno-Aprendiz na hora de calcular a contribuição. Isso significa que o tempo que a pessoa ficou em uma escola técnica como aluno-aprendiz contabiliza na hora de se aposentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para declarar o Tempo de Trabalho no Exterior, é necessário que o país onde você trabalhou possua um Acordo Previdenciário Internacional com o Brasil. Caso exista essa regularização, o INSS reconhecerá o tempo de contribuição.

O Trabalho no Serviço Público também pode contabilizar para antecipar a aposentadoria pelo INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo “Meu INSS” pode resolver dúvidas sobre aposentadoria (Foto: Reprodução/INSS)

CONVERSÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

Por fim, é possível realizar uma Conversão de Atividade Especial em tempo de contribuição. Isso significa que se você exerceu uma atividade profissional exposta a agentes nocivos à saúde, é possível aumentar o seu tempo de contribuição.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existe, porém, uma diferença entre gêneros: o tempo de contribuição aumenta em 40% para homens, e 20% para mulheres.

QUAL É A NOVIDADE SOBRE A REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS?

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, optou por antecipar seu voto no julgamento de um recurso da “revisão da vida toda” do INSS.

De acordo com o g1, ainda não existe um consenso sobre o recurso de pagamento da revisão da vida toda, para aqueles que contribuíram com a Previdência Social antes do Plano Real, em 1994.

Cálculo da vida toda deve esperar mais um tempo (Foto: Reprodução/Governo Federal)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile