É possível antecipar a aposentadoria de diversas formas, mas é necessário ficar atento às normas do INSS para não enfrentar contratempos
Algumas pessoas podem demorar um tempo menor do que imaginam para garantir a aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Saiba a seguir uma lista de condições que podem antecipar o benefício para brasileiros.
De acordo com o portal Seu Crédito Digital, existe a aposentadoria por Tempo de Serviço Militar. Apesar desse período não ser automaticamente reconhecido pelo INSS na contagem do tempo de contribuição, é possível reconhecê-lo para antecipar a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É possível também acrescentar o Tempo como Aluno-Aprendiz na hora de calcular a contribuição. Isso significa que o tempo que a pessoa ficou em uma escola técnica como aluno-aprendiz contabiliza na hora de se aposentar.
Para declarar o Tempo de Trabalho no Exterior, é necessário que o país onde você trabalhou possua um Acordo Previdenciário Internacional com o Brasil. Caso exista essa regularização, o INSS reconhecerá o tempo de contribuição.
O Trabalho no Serviço Público também pode contabilizar para antecipar a aposentadoria pelo INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nem férias, nem 13º salário: Falência de empresa popular em BH, MG, é denunciada por funcionários com calote
● Romeu Zema já sabe: Feriado PROLONGADO chega em MG na próxima segunda (7) para salvar milhares de CLTs
● R$16M para aniquilar Cerrado e Goiânia Shopping: Buriti confirma expansão e +2 novos serviços em GO para 2025
Aplicativo “Meu INSS” pode resolver dúvidas sobre aposentadoria (Foto: Reprodução/INSS)
CONVERSÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL
Por fim, é possível realizar uma Conversão de Atividade Especial em tempo de contribuição. Isso significa que se você exerceu uma atividade profissional exposta a agentes nocivos à saúde, é possível aumentar o seu tempo de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existe, porém, uma diferença entre gêneros: o tempo de contribuição aumenta em 40% para homens, e 20% para mulheres.
QUAL É A NOVIDADE SOBRE A REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS?
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, optou por antecipar seu voto no julgamento de um recurso da “revisão da vida toda” do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o g1, ainda não existe um consenso sobre o recurso de pagamento da revisão da vida toda, para aqueles que contribuíram com a Previdência Social antes do Plano Real, em 1994.
Cálculo da vida toda deve esperar mais um tempo (Foto: Reprodução/Governo Federal)