Urgente

Em vigor: Lista do INSS com mais de 14 doenças, incluindo popular, para se aposentar HOJE

INSS

INSS (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhadores que estejam com alguma dessas doenças podem se aposentar hoje pelo INSS

A aposentadoria por doença é algo comum dentro do INSS, mas, muitas pessoas não sabem quais doenças estão inclusas.

Existe uma lista onde mostra quais as doenças que são avaliadas dentro do INSS para conceder a aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações da Agência Brasil, com informações extras apuradas pelos especialistas do TV Foco, caso o trabalhador tenha alguma dessas doenças, é possível garantir a aposentadoria.

Quais doenças garantem aposentadoria do INSS?

1. Doenças graves e incapacitantes: câncer, HIV/AIDS, hepatopatia grave, esclerose múltipla, entre outras.

São as podem levar à incapacidade permanente para o trabalho, o que pode justificar a antecipação da aposentadoria. Essas condições são avaliadas por meio de perícia médica, social, e laudos especializados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. Doenças Mentais: depressão grave, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros, podem afetar significativamente a capacidade de trabalho de um indivíduo. Nesses casos, é necessário apresentar laudos psiquiátricos e documentos que comprovem a redução ou a incapacidade laboral.

3. Doenças Degenerativas: Além disso, doenças neurológicas e musculares progressivas, podem levar à perda gradual da capacidade funcional e, consequentemente, à incapacidade para o trabalho. Exames clínicos e laudos médicos são fundamentais para comprovar a gravidade e a progressão da doença.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. Doenças ortopédicas e sequelas de acidentes: Além disso, bico de papagaio, hérnia de disco, síndrome do desfiladeiro torácico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além delas, síndrome do túnel do carpo, bursites e tendinites avançadas, problemas graves nos joelhos, dentre outras doenças e sequelas.

Essas podem adiantar a aposentadoria do segurado do INSS.

Atestados médicos, prontuários de cirurgias, prontuários dos postos de saúde, exames e receitas de remédios.

Além disso, esses documentos são essenciais para demonstrar a redução da capacidade para o trabalho.

Quais são os passos para garantir a aposentadoria do INSS?

1. Consulte um médico especializado: Portanto, procure um médico especializado na doença que enfrenta.

Isso vai te dar um diagnóstico preciso e laudos médicos detalhados que comprovem a sua condição de saúde.

2. Solicite benefícios previdenciários: Mas, dependendo da gravidade da doença e da sua capacidade de trabalho, você pode ter direito a benefícios.

Eses benefícios previdenciários como o benefício por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente.

Ou, auxilio-acidente, aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência ou aposentadoria por idade da pessoa com deficiência. O tipo de benefício a ser solicitado dependerá da situação específica.

3. Providencie a documentação necessária: Mas, para solicitar benefícios previdenciários devido a uma doença, é necessário apresentar uma série de documentos, incluindo laudos médicos, exames clínicos, relatórios hospitalares, prontuários, receitas de remédios e outros documentos que comprovem a condição de saúde e incapacidade ou redução da capacidade para o trabalho.

4. Via Administrativa e/ou Judicial: Mas, se a solicitação administrativa de benefícios previdenciários, feita diretamente no INSS, for negada ou não for processada dentro de um prazo razoável, é possível recorrer administrativamente ou ingressar com uma ação judicial para garantir seus direitos. A escolha entre essas vias dependerá da situação específica de cada caso.

Conclusão final:

Portanto, existem inúmeras doenças capaz de conceder a aposentadoria por invalidez do INSS. A lista, que conta com mais de 14 doenças, permite com que as pessoas tenham esse benefício.

O QUE É A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DO INSS?

Portanto, a aposentadoria por Invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile