Urgente

Em vigor: Lista do INSS com mais de 14 doenças, incluindo popular, para se aposentar HOJE

INSS

INSS (Foto: Divulgação)

Trabalhadores que estejam com alguma dessas doenças podem se aposentar hoje pelo INSS

A aposentadoria por doença é algo comum dentro do INSS, mas, muitas pessoas não sabem quais doenças estão inclusas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existe uma lista onde mostra quais as doenças que são avaliadas dentro do INSS para conceder a aposentadoria.

De acordo com informações da Agência Brasil, com informações extras apuradas pelos especialistas do TV Foco, caso o trabalhador tenha alguma dessas doenças, é possível garantir a aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais doenças garantem aposentadoria do INSS?

1. Doenças graves e incapacitantes: câncer, HIV/AIDS, hepatopatia grave, esclerose múltipla, entre outras.

São as podem levar à incapacidade permanente para o trabalho, o que pode justificar a antecipação da aposentadoria. Essas condições são avaliadas por meio de perícia médica, social, e laudos especializados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2. Doenças Mentais: depressão grave, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros, podem afetar significativamente a capacidade de trabalho de um indivíduo. Nesses casos, é necessário apresentar laudos psiquiátricos e documentos que comprovem a redução ou a incapacidade laboral.

3. Doenças Degenerativas: Além disso, doenças neurológicas e musculares progressivas, podem levar à perda gradual da capacidade funcional e, consequentemente, à incapacidade para o trabalho. Exames clínicos e laudos médicos são fundamentais para comprovar a gravidade e a progressão da doença.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4. Doenças ortopédicas e sequelas de acidentes: Além disso, bico de papagaio, hérnia de disco, síndrome do desfiladeiro torácico.

Além delas, síndrome do túnel do carpo, bursites e tendinites avançadas, problemas graves nos joelhos, dentre outras doenças e sequelas.

Essas podem adiantar a aposentadoria do segurado do INSS.

Atestados médicos, prontuários de cirurgias, prontuários dos postos de saúde, exames e receitas de remédios.

Além disso, esses documentos são essenciais para demonstrar a redução da capacidade para o trabalho.

Quais são os passos para garantir a aposentadoria do INSS?

1. Consulte um médico especializado: Portanto, procure um médico especializado na doença que enfrenta.

Isso vai te dar um diagnóstico preciso e laudos médicos detalhados que comprovem a sua condição de saúde.

2. Solicite benefícios previdenciários: Mas, dependendo da gravidade da doença e da sua capacidade de trabalho, você pode ter direito a benefícios.

Eses benefícios previdenciários como o benefício por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente.

Ou, auxilio-acidente, aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência ou aposentadoria por idade da pessoa com deficiência. O tipo de benefício a ser solicitado dependerá da situação específica.

3. Providencie a documentação necessária: Mas, para solicitar benefícios previdenciários devido a uma doença, é necessário apresentar uma série de documentos, incluindo laudos médicos, exames clínicos, relatórios hospitalares, prontuários, receitas de remédios e outros documentos que comprovem a condição de saúde e incapacidade ou redução da capacidade para o trabalho.

4. Via Administrativa e/ou Judicial: Mas, se a solicitação administrativa de benefícios previdenciários, feita diretamente no INSS, for negada ou não for processada dentro de um prazo razoável, é possível recorrer administrativamente ou ingressar com uma ação judicial para garantir seus direitos. A escolha entre essas vias dependerá da situação específica de cada caso.

Conclusão final:

Portanto, existem inúmeras doenças capaz de conceder a aposentadoria por invalidez do INSS. A lista, que conta com mais de 14 doenças, permite com que as pessoas tenham esse benefício.

O QUE É A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ DO INSS?

Portanto, a aposentadoria por Invalidez é um benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa, e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS.

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile