ATENÇÃO!
Lista de doenças atualizada, aposentadoria turbinada e benefício imediato: 3 viradas do INSS para 2024
24/12/2023 às 15h06

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
INSS atualizou as doenças que podem conceder aposentadoria aos brasileiros junto com grandes novidades
Muitos brasileiros desconhecem, mas o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem uma lista com doenças que podem garantir o acesso do segurado à aposentadoria por invalidez.
No entanto, para receber o benefício, pode ser exigido período mínimo de carência, além de que, geralmente, esse tipo de benefício é destinado para quem possui doença grave ou incapacidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meu INSS é o programa oficial do governo (Reprodução: Internet)
A incapacidade permanente, anteriormente aposentadoria por invalidez, ampara os trabalhadores que apresentaram não ter condições de retornar às atividades laborais por alguma doença ou incapacidade permanente.
Por fim, é hora de mostrar todas as condições que garantem aos brasileiros a aposentadoria do INSS! Com a atualização realizada pelo órgão, a lista de doenças que permitem acesso a benefícios do INSS sem a carência mínima agora inclui:
- Tuberculose Ativa
- Hanseníase
- Alienação Mental
- Neoplasia Maligna (Câncer)
- Cegueira
- Paralisia Irreversível e Incapacitante
- Esclerose Múltipla
- Hepatopatia Grave
- Cardiopatia Grave
- Doença de Parkinson
- Espondiloartrose Anquilosante
- Nefropatia Grave
- Estado Avançado da Doença de Paget (Osteíte Deformante)
- Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS)
- Contaminação por Radiação

Doenças que dão direito a aposentadoria pelo INSS (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)
Como solicitara a aposentadoria ?
O cidadão que deseja solicitar o benefício e atende aos requisitos do Instituto, pode realizar o procedimento no site Meu INSS, aplicativo do INSS ou pela central de atendimento 135. Neste caso, será necessário realizar um agendamento para o atendimento.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

R$ 6,3 bilhões: Ana Paula Araújo paralisa o BDBR com canetada do INSS com novo bloqueio aos aposentados 60+

Confirmado HOJE (09): INSS crava 10 presentões aos aposentados em plena sexta-feira

“Direto na conta”: Renata Vasconcellos paralisa JN com devolução imediata exigida do INSS aos 60+
No dia e horário marcado, o segurado precisa comparecer à perícia médica com os documentos: todos os laudos, exames, atestados e guias médicas que comprovem a sua doença que está causando a incapacidade permanente.
Caso seja elegível para receber a aposentadoria, ao ser atestada a incapacidade de exercer funções laborais, a cada dois o segurado passa por uma avaliação do quadro clínico. Estão isentos deste procedimento os aposentados por HIV ou maiores de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu