A lista dos pagamentos retroativos do Bolsa Família acaba de ser divulgada e notícia anima milhares de beneficiários
E uma notícia acaba de cair como um verdadeiro presente a milhares de brasileiros que são beneficiados com o Bolsa Família.
Isso porque uma lista de beneficiários que tem direito a valores retroativos do programa acaba de sair. Antes de mais nada é bom ter em mente que esses pagamentos retroativos são de extrema importância para destinar valores em atraso aos seus beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Pronatec, os cidadãos que foram bloqueados no programa por questões de inconsistências no Cadúnico*, já podem receber esses repasses ainda neste mês.
*É um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita.
Porém, ATENÇÃO! O recebimento de valores atrasados têm até 90 dias para sua efetivação, sendo assim, SÓ RECEBEM aqueles que regularizarem suas situações no Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua casa.
Por dentro do assunto
Vale destacar que neste mês de outubro, os pagamentos seguirão as mesmas datas para os que são padrões do programa. Ademais dos retroativos, os beneficiários vão acessar repasses extras, a exemplo de:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
R$ 150 : Famílias com crianças de até 6 anos de idade, as quais estão com a caderneta de vacinação nos conformes;
R$ 50 : Destinado a gestantes e lactantes;
50 reais : Famílias com crianças e adolescentes com idades entre 7 e 18 anos; e
108 reais : Correspondente ao Auxílio Gás.
Duas questões importantes a serem ressaltadas é que as gestantes e lactantes devem ter o pré-natal marcado ou acompanhamento nutricional em dia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o Vale Gás retorna nesse mês por ser um pagamento bimestral. Esta é a penúltima parcela do ano, pois a última será em dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como saber se eu tenho direito?
Para você confirmar se tem, ou não, direito a esses repasses basta fazer a consulta pelo aplicativo do Bolsa Família, CAIXA Tem ou Portal Cidadão.
Caso queira, você também pode se direcionar às agências da Caixa ou telefone do banco e do Ministério do Desenvolvimento Social para retirar mais dúvidas.
Sendo assim, especialmente neste mês de outubro, os beneficiários poderão fazer o saque de pagamentos atrasados do programa no dia em que ficarem aptos a receber a transferência padrão do Bolsa Família.
Ela corresponde ao dígito final do Número de Inscrição Social do inscrito, popularmente conhecido por NIS.
Portanto, como de costume, o calendário padrão do Bolsa Família obedece à regularidade dos últimos 10 dias úteis do mês.
Em suma, os repasses de outubro começam no dia 18 e vão até o 31. Veja abaixo a sequência:
Dia 18 ao 20: Recebem aqueles com NIS final 1, 2 e 3.
Dia 23 ao 27: Recebem aqueles com NIS final 4, 5, 6, 7 e 8.
Dia 30 e 31 : Recebem aqueles com NIS final 9 e 0.