Renata Lo Prete entrou às pressas no Jornal da Globo para confirmar a falência da 3° maior companhia aérea. A empresa era tão grande quanto a Gol
Renata Lo Prete, sem sombra de dúvidas, é uma das grandes jornalistas da televisão brasileira. Atualmente, a apresentadora comanda o Jornal Globo e costuma trazer atualizações a respeito do Brasil e do mundo. Aliás, a âncora surpreendeu ao trazer informações a respeito da falência da 3° maior companhia aérea. A empresa, vale dizer, é tão grande quanto a Gol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Uma má administração, falta de planejamento, entre outras questões. Ou seja, ninguém está imune a esse tipo de problema. Foi justamente isso que aconteceu com essa grande companhia aérea. Na edição do Jornal da Globo que foi ao ar em 14 de julho de 2020, Renata Lo Prete falou sobre o assunto.
A jornalista entrou às pressas na Globo para falar sobre a falência da Avianca. “A Justiça decretou agora noite a falência da Avianca Brasil. A companhia tem agora 60 dias para apresentar a relação dos seus ativos”, disparou Renata Lo Prete. Vale lembrar que a decisão foi tomada pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, a companhia já havia pedido à Justiça para ter sua falência decretada por não conseguir cumprir o plano de recuperação judicial. Em novembro de 2019, a administradora judicial Alvarez & Masal, responsável pelo acompanhamento da recuperação judicial da empresa, também recomendou a falência da companhia. Vale lembrar que o pedido de recuperação judicial aconteceu em 2018.
Na ocasião, a empresa declarou que estava sem condições de pagar dívidas estimadas à época em R$ 494 milhões. Posteriormente, o valor da dívida foi corrigido para cerca de R$ 2,7 bilhões. Um plano de recuperação chegou a ser aprovado pelos credores da empresa em abril de 2019, mas foi questionado por parte das empresas envolvidas no processo. A rival da Gol já foi a 3° maior do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência de montadoras de motos tão popular quanto a Honda chega como bomba a motociclistas em país
● Falência e ordem de despejo: 2 varejistas populares dos shoppings Center Norte e +1 gigante vivem terror
● De queridinha dos Shoppings a rival do Assaí: 2 gigantes do Brasil enfrentam falência em 2024
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE