Durante edição do Jornal da Globo, Lo Prete chocou ao comunicar proibição de famoso produto pela Anvisa
Um alerta urgente emitido pela ANVISA paralisou o Jornal da Globo (JG), ao proibir um dos produtos mais consumidos no Brasil, vinculado a graves problemas de saúde como vômito, diarreia e até câncer.
Com Lo Prete divulgando o ocorrido para todo o Brasil, a decisão da agência reguladora gerou grande preocupação entre os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante edição do Jornal da Globo que foi ao ar no dia 19 de abril desse ano, Lo Prete pegou todos os consumidores de cigarros eletrônicos de surpresa ao confirmar decisão da Anvisa. “Por unanimidade, Anvisa decide manter proibição da importação, fabricação e comercialização de cigarros eletrônicos.”
Segundo nota oficial divulgada no site do Governo Federal, em 19 de abril de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, por unanimidade, manter a proibição da importação, fabricação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar em todo o território brasileiro.
Essa decisão reforçou a proibição já existente desde 2009, através da RDC 46, e visa proteger a saúde pública dos riscos à saúde associados ao uso desses dispositivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motivos para a manutenção da proibição
Cigarros eletrônicos emitem substâncias nocivas, como nicotina, metais pesados e compostos orgânicos voláteis. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), podem causar doenças pulmonares graves, como bronquite obliterante grave (DPOC) e lesões pulmonares agudas graves (EVALI).
Seu uso pode causar lesão pulmonar, onde os principais sintomas são tosse, dor torácica e dispneia, além de dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, febre, calafrios e perda de peso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
Além disso, cigarros eletrônicos podem ser porta de entrada para o tabagismo tradicional, especialmente entre adolescentes e jovens, devido à sua aparência atrativa, sabores doces e marketing enganoso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Somado a isso, ainda não há evidências científicas robustas que comprovem a eficácia e segurança dos cigarros eletrônicos como método de cessação do tabagismo.
A proibição inclui todos os tipos de cigarros eletrônicos, independentemente da sua forma, tamanho ou composição.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à ANVISA, acesse o portal oficial da agência, vá à seção “Fale Conosco” e selecione “Notificação de Queixa Técnica ou Evento Adverso”.
Preencha o formulário online com os detalhes da ocorrência. Também é possível ligar para o número 0800 642 9782 ou enviar correspondência para o endereço oficial da ANVISA.