Confira agora tudo sobre o fim de uma tradicional loja de móveis que acaba fechando as portas, apaga contas nas rede sociais e dá uma verdadeira rasteira em muitos clientes que haviam comprado alguns produtos
Em fevereiro de 2023, uma tradicional rede de móveis virou assunto em todo o país quando se envolveu em uma grande polêmica relacionada ao encerramento de atividades de uma de suas lojas. Isso porque a loja fechou as portas, apagou suas contas das redes sociais e ainda deu um belo calote em mais de 100 clientes que estavam aguardando suas compras chegarem.
Para quem não sabe, estamos falando da loja Sofá Design, em Salvador, na Bahia. Segundo as informações disponibilizadas pelo portal ‘Metro1’, a empresa, além de sumir, não tendo mais suas redes sociais encontradas, segundo clientes, deixou um número de telefone inexistente para contato.
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Inclusive, vale destacar que, a varejista chegou a virar alvo de denúncia em 8 cidades do Brasil. A unidade da rede que se envolveu nessa grande polêmica funcionava na Alameda das Espatódeas, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. Após ter excluído suas redes, a loja não deu retorno a nenhum dos clientes que haviam comprado e não receberam os produtos.
Alguns clientes relataram na época que fizeram compras de mais de R$ 4 mil…
De acordo com clientes, a unidade em Salvador deixou apenas um aviso na porta da unidade da loja, informando que estariam passando por mudanças. “Caro cliente, loja fechada para troca de showroom, estamos com atendimento online pelo WhatsApp ou pelo e-mail”. No entanto, quem ligou disse que o número não funcionava.
Em contato com o ‘Metro1’, uma cliente que entrou em contato com a empresa não teve respostas e percebeu o calote. “Entrei em contato com a vendedora para comprar mais duas poltronas e percebi que a mensagem não chegava. Então procurei o Instagram da loja, que não existia mais. Achei, por outro lado, uma conta que denunciava o golpe em escala nacional. Me desesperei”.
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“Tem gente que perdeu até R$ 27 mil”, revela Ingrid. “Acho que a ficha das pessoas que compraram nessa loja em Salvador anda não caiu, descobrimos tudo recentemente”, acrescenta. Ao tentar contato pelo telefone, os clientes ouvem a seguinte mensagem: “Este telefone está bloqueado para este tipo de chamada”, diz o recado da secretária eletrônica.
Mais sobre o assunto
A advogada da rede, Sâmoa Martins, na época do ocorrido, afirmou que os clientes que não receberam os móveis comprados na loja de Salvador, receberiam um reembolso. A unidade afirmou na época que os atendimentos estavam sendo feitos remotamente. Porém, vale destacar que, não se tem mais informações sobre o desfecho do caso.
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O diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, informou ao portal ‘Metro1’, que o órgão está ciente das denúncias e em processo de investigação da empresa Sofá Design. Ao todo, mais de 100 clientes relataram que receberam uma rasteira por parte da empresa. Isso porque não receberam os itens em suas casas mesmo tendo pago.
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“Nestes casos, há o contrato de compra e venda que não está sendo cumprido em relação à entrega dos produtos adquiridos. O Código do Direito do Consumidor obriga as partes a cumprirem integralmente os contratos firmados. Quando uma das partes descumpre, cabe à parte prejudicada buscar direitos”, explica o diretor.
O que aconteceu com a Sofá Design?
De acordo com o Grupo Sofá Design, mediante uma publicação no Instagram, informou que estaria passando por uma “reestruturação organizacional com o objetivo de superar a profunda crise econômica provocada pela intensa alta do preço dos insumos de produção e a rápida elevação das taxas de juros”. Explicando o fechamento de algumas lojas da rede.
Vale destacar que, o Grupo Sofá Design está atualmente em recuperação judicial. A qual foi aprovada em 21 de março de 2023. Segundo o ‘EconoData’, a empresa segue ativa. No entanto, não se tem mais informações sobre os casos.
O que acontece com as dívidas de uma empresa após ela decretar falência?
Quando uma empresa decreta falência, um administrador judicial é designado para liquidar seus ativos. Os credores são pagos em uma ordem de prioridade, geralmente começando pelos trabalhistas.
Os ativos da empresa são vendidos para gerar fundos, mas nem sempre todos os credores recebem o valor total devido. Após o pagamento, a empresa é dissolvida. O tratamento das dívidas pode variar de acordo com a legislação.