Loja foi denunciada por empresa
Não é novidade para ninguém que a pandemia da Covid-19 provocou uma enorme crise financeira em vários setores da economia. Um dos mais atingidos no Brasil, por exemplo, foi o varejista. Tanto que uma famosa loja que faz um enorme sucesso está falindo e as portas estão sendo baixadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando da Tok&Stok. A loja foi denunciada à Justiça e pode ter que declarar falência. A empresa Domus Aurea, com sede em Barueri (SP), alega ter um valor em atraso de R$ 3,8 milhões para receber da rede de móveis referente à conclusão antecipada de um projeto.
A empresa afirma que deixou de receber três parcelas referentes a um distrato assinado em abril de 2022. O acordo previa a prestação de serviços de gestão e desenvolvimento de tecnologia para as operações da varejista. No entanto, o pagamento não veio como era esperado e por isso a revolta da consultoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação corre na 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. Coincidentemente, o pedido de falência acontece justamente em um momento de reestruturação da loja. Ainda segundo o G1, a Tok&Stok chegou a contratar uma consultoria com a Alvarez & Marsal na intenção de formatar uma nova reorganização financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a loja possui uma outra grande dívida que chega a R$ 600 milhões. Vale lembrar que além do pedido de falência, a empresa ainda foi alvo de uma ação de despejo por falta de pagamento do aluguel de um galpão logístico na cidade de Extrema, em Minas Gerais. O débito era referente ao mês de janeiro e estava vencido.
Quantas empresas pediram falência no Brasil em 2023?
Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se comparado o número com os anos anteriores, a diferença é gritante. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos de falência, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas.