TRISTE FIM

ADEUS decretado em GO: Loja famosa do Goiânia Shopping fecha as portas após 29 anos

04/04/2025 às 18h15

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
O popular Goiânia Shopping, em Goiás (Foto: Divulgação)

Tradicional e sobrevivente à crise por décadas, vendedora de jornais e revistas não conseguiu resistir à briga contra a internet

O Goiânia Shopping, na capital de Goiás, perdeu um de seus quiosques mais famosos. Foram 29 anos de história, até o anúncio de fechamento, que pegou antigos clientes de surpresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante três décadas, a Banca Santa Mônica funcionou dentro do movimentado centro comercial, lidando com consumidores fiéis que pareciam não abandonar o apreço pelos impressos. “No auge, eu vendia 100 exemplares da revista Cláudia. Hoje, a banca recebe 10 e vende todos”, contou o proprietário, Marcos Araújo, ao Jornal Opção.

“Os jornais locais e nacionais eram muito procurados. Não dava para quem queria. As pessoas se reuniam na banca, à espera de revistas”, relembrou o empresário, antes de lidar com um concorrente imbatível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Marcos, a chegada da internet tornou a continuidade do serviço praticamente impossível, pelo menos em um ponto em que se exige um alto valor de aluguel. “Durante algum tempo, até competimos um pouco com a internet, porque algumas publicações eram fechadas para não assinantes”, disse o jornaleiro, que baixou as portas em abril de 2023.

“Com o tempo, abriram muitas reportagens e, sobretudo, a assinatura digital se tornou muito barata. O quadro se agravou com a pandemia. Revistas ficaram extintas e aqueles que antes saíam para comprar jornais e revistas passaram a ficar em casa, isolados. Com isso, aderiram de vez à internet. A crise da Editora Abril, que levou à extinção de várias revistas, também pesou muito”, declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banca Santa Mônica
Parte das bancas ainda têm resistido à briga, mas precisaram se adaptar ao mercado (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

Especialistas do setor destacam que o crescimento da mídia digital provocou uma perda significativa do público para as bancas de jornais e revistas. Como consequência, o número de lojas e publicações impressas diminuiu drasticamente, não apenas em Goiás, mas também em outros estados brasileiros. Aquelas que sobreviveram se viram obrigadas a se adaptar, diversificando seus produtos, começando a comercializar acessórios para celulares e até mesmo alimentos.

Banca Santa Mônica
Preferência pela mídia digital acabou causando crise irreversível nas bancas de jornais (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, a tradicional Banca Santa Mônica fechou no Goiânia Shopping;
  • O dono, Marcos Araújo, ressaltou a crise do setor, após o crescimento da internet;
  • Em outros estados, as lojas de jornais e revistas também vêm tentando se adaptar às mudanças.

+ Contudo, veja ainda outras empresas que também fecharam as portas no Brasil!

Banca Santa Mônica
Destaque
Goiânia Shopping
Goiás

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.