Lutando contra a falência

Lutando com a falência, loja tradicional e amada fecha 17 unidades e tenta negociar dívida de 350 milhões

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Placa 'fechado' ao lado do Studio Tok&Stok (Reprodução - Internet)

Uma loja tradicional e amada, busca voltar ao mercado, fecha unidades e renegocia dívidas

Uma loja tradicional e que o público conhece extremamente bem, vive uma crise financeira absurda chegando próxima da falência.

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Essa loja está negociando a sua dívida de R$350 milhões e para isso, achou que o melhor negócio era fechar 17 lojas não rentávies.

Estamos falando da Tok&Stok, uma tradicional loja de produtos para o lar, que é reconhecida e renomada pela qualidade.

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Segundo o Valor Econômico, a loja fechou um acordo de ‘reperfilamento’ de suas dívidas, ou seja, reorganização. A loja fechou um aporte de R$ 100 milhões de sua principal acionista e gestora, a Carlyle.

A companhia informa que a renegociação envolveu R$ 350 milhões, com reestruturação de dívida equivalente aos próximos dois anos em pagamentos aos bancos.

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O objetivo dessa ‘força tarefa’ nas dívidas e no investimento para manter a Tok&Stok longe da falência é que a operação volte a ser realidade.

O aporte já tinha sido planejado, o objetivo é mostrar aos bancos credores que a empresa ainda tem esperanças de recuperação e que vai evitar a falência.

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O Carlyle é acionista da Tok Stok, Grupo Madero e Ri Happy, todos ativos que enfrentaram, ou ainda enfrentam, dificuldades financeiras há anos.

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QUANTAS LOJAS A TOK&STOK FECHOU?

No balanço feito em 2022, a Tok&Stok fechou negociações e empréstimos que somam R$310 milhões. Segundo o Valor, alguns credores eram muito resistentes aos empréstimos, o que dificultou um valor mais alto a ser adquirido pela empresa.

Como parte desse processo de reestruturação da Tok&Stok foram fechadas 17 lojas não rentáveis e mantidas 51 unidades que operam com lucro.

“A conclusão dessa reestruturação financeira representa um sinal de confiança tanto dos credores financeiros, como dos próprios acionistas, que seguem otimistas em relação à retomada operacional da marca”, diz o grupo.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

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