MUITO TRISTE!

Descanse em paz: Loja tradicional e, amada por você, fecha unidade mais importante e tem falência irreversível

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Tradicional loja, que fez parte da vida de muitos brasileiros, teve seu fim decretado (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FIM DE UMA ERA: Loja tradicional, que marcou a vida de muitos brasileiros, acaba de ter seu fim decretado

Se você mora em São Paulo, ou já visitou uma das avenidas mais movimentadas da região, a Avenida Paulista, com certeza conhece essa loja que sempre teve um cantinho especial no coração da maioria dos brasileiros.

Pois é, a nossa amada Loja da Livraria Cultura, que LITERALMENTE fez história desde a década de 70, chegou ao fim, deixando a muitos entristecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o portal G1. a unidade principal da Livraria Cultura que, como mencionamos, fica localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, foi fechada DEFINITIVAMENTE, nesta segunda feira (26), após ter a confirmação do  decreto de falência pelo Tribunal de Justiça de São Paulo emitido em maio.

Na ocasião, o TJ derrubou a liminar requerida pela empresa para reconsiderar o processo. Para o juiz Franco de Godoi, analisado o cenário, não há dúvida de que a inviabilidade econômica do grupo é “patente, o que impõe a manutenção da sentença e revogação da liminar recursal.

São citadas várias dívidas da empresa em aberto e falta dos devidos registros do processo de recuperação. Segundo o decreto, a falência têm como  objetivo proteger o mercado e a sociedade, assim como fomentar o empreendedorismo e socializar as perdas provocadas pelo risco empresarial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pior notícia

É difícil de acreditar, mas até o site da loja não está mais no ar. Ainda de acordo com o o portal G1, se checar as redes sociais, em comentários, alguns frequentadores assíduos do ambiente amentaram o fim da loja que, como mencionamos acima, existe desde o inicio da década de 70, graças a sua fundadora Eva Hertz.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É válido mencionar que a  Livraria Cultura já estava uma forte crise desde meados de 2015, após o encolhimento do mercado editorial. Agora  empresa tem hoje apenas uma loja física, em Porto Alegre, e mantém suas operações pelos canais digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo de recuperação judicial se estendia por mais de quatro anos, quando a 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível decidiu aceitar o pedido da companhia.

Em 2020, a Justiça já havia rejeitado um pedido de mudança no plano de recuperação da empresa, e apontado que a falência poderia ser decretada.

No início de fevereiro, a Justiça de São Paulo decretou a falência da empresa. Na época de entrada em recuperação judicial, a livraria já alegava estar em crise econômico-financeira e havia informado dívidas de R$ 285,4 milhões, sendo a maior parte com fornecedores e bancos.

De acordo com o magistrado Ralpho Waldo De Barros Monteiro Filho, o novo plano de recuperação, firmado em 2021, também não foi cumprido pela empresa.

Monteiro Filho listou uma série de pendências, como ausência de quitação das dívidas trabalhistas que deveriam ter sido integralmente quitadas até junho de 2021 e a falta de envio de documentos. Ele também destacou o vencimento do período de pagamento a credores.

Acabou mesmo para a Livraria Cultura ?

Segundo o juiz, a inadimplência da empresa passa de R$ 1,6 milhão, e não foi verificado nenhuma perspectiva quanto à possibilidade do cumprimento quanto q quitação da dívida.

A decisão foi suspensa uma semana depois pelo desembargador J.B. Franco de Godoi, da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo*SAIBAMAIS*

Desde então, a Justiça analisou a situação da Livraria Cultura, para verificar se seria possível cumprir o plano de recuperação proposto. Mas, não teve mesmo nenhuma saída, e a solução foi decretar a falência definitiva.

Pelo que foi apurado pelo TV Foco, ainda existem algumas postagens nas redes sociais oficiais da Livraria Cultura, porém, não é possível comentar as mesmas, e isso prova que a situação, de  fato, é irreversível.

O que nos resta é guardar com carinho, nas lembranças, os momentos mágicos que ela nos proporcionou …

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile