FIM DE UMA ERA!
Loja popular de eletrônicos acaba de decretar falência, fecha as portas e dá calote em clientes: “Pesadelo”
13/08/2024 às 19h00
A loja popular de eletrônicos não resistiu a situação e decretou insolvência após acusações de calote em clientes e centenas desesperados
Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Afinal de contas, uma série de situações podem causar enormes problemas e levar o empreendimento ao fundo do poço. Uma crise na economia, por exemplo, é vista como um dos principais fatores que podem causar o adeus de um negócio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de uma loja popular de eletrônicos que acaba de decretar falência, fecha às portas e dá calote em clientes. A grande realidade é que, após pressão nas redes sociais com denúncias de supostas fraudes na venda de produtos aos consumidores do Brasil, o negócio sucumbiu de vez.
Estamos falando da Americana Business, conhecida como Americana Imports. Segundo informações do portal ‘Achei USA’, a empresa disse estar dando fim nas operações no Lake Buena Vista Factory Stores, em Orlando, na Flórida, assim como nas vendas online.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a declaração da empresa se deu por meio de um dos proprietários, Joabi, por meio das redes sociais. “Hoje é um dia muito triste. Seis anos atrás, nós chegávamos aqui em Orlando com muitos sonhos […], querendo conquistar, trabalhar na América, dar uma vida confortável para a minha família, o sonho de qualquer brasileiro”, relatou Joabi no início de sua declaração.
De acordo com ele, a loja de eletrônicos foi criada ‘com muito suor e muita honestidade’ para deixar mais simples o acesso da população brasileira a produtos eletrônicos nos Estados Unidos. Joabi frisa que a empresa conquistou muita gente. “Nos tornamos o maior redirecionador de eletrônicos da Flórida, por que não dizer dos EUA? São mais de 20 mil envios feitos com sucesso para todo o Brasil”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o empresário, os problemas no negócio iniciaram após a companhia sofrer um golpe. “Já perdi tudo, eu quero só falar a verdade: um ano atrás, nós sofremos um golpe, levamos um golpe de R$ 1.400 milhão. E desde então, esse sonho todo que a gente tinha, virou um pesadelo. As pessoas estão nos atacando muito, levantando muitos falsos contra a gente, atacando minha família, atacando meus filhos e isso não dá”, relatou ele.
Com a declaração de falência, membros de um grupo de WhatsApp, com vários supostos consumidores afetados, suplicam por justiça e medidas para responsabilizar a Americana Business pelas ações. As vítimas frisam não ter recebido as encomendas depois de efetuarem os pagamentos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
De acordo com os denunciantes, a empresa alega que os produtos foram extraviados ou retidos pela Receita Federal do Brasil, mas, o modus operandi da Americana Business, com relatos de produtos não entregues, promessas não cumpridas e falta de comunicação, pode ter deixado mais de 300 pessoas no prejuízo, segundo a mesma fonte.
O que significa ir à falência?
A falência ocorre quando a empresa não pode mais pagar suas dívidas. O judiciário decide após avaliar suas condições. O primeiro passo é sugerir que a empresa peça recuperação judicial, tentando reorganizar finanças. Embora não seja obrigatório, essa ação pode ajudar a resolver a crise.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]