CRISE ABSURDA

Adeus no Barra Shopping, Botafogo e Tijuca: Varejista popular faz fechamento em massa no RJ e cariocas choram

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Marca tradicional luta contra falência (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lamentavelmente, uma das mais famosas varejistas cariocas passa por um momento delicado no mercado, depois de 73 anos. Recentemente, a marca fechou sua unidade de estreia, no Rio, em meio à luta contra a falência.

Entre 2011 e 2019, o grupo, que viveu o auge do sucesso no setor de vendas, chegou a ser um dos patrocinadores do Rock In Rio. Porém, das 30 lojas abertas, restaram apenas 6 delas funcionando na cidade em que foi fundada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas Leader enfrentam crise financeira e diversas unidades foram fechadas no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Segundo o Diário do Rio, a Leader enfrenta uma forte crise financeira. Desde 2016, eles vinham sendo controlados pelo banco de investimentos BTG Pactual. Naquele ano, surgiram pedidos de falência contra a empresa, após uma dívida de R$ 1 bilhão ser exposta.

Em 2020, a companhia conseguiu um plano de Recuperação Judicial com os credores envolvidos, na intenção de quitar o que estava em aberto. Entre as lojas fechadas, aparecem as antigas do Barra Shopping, Botafogo Praia e Tijuca, que eram algumas das principais.

Nas redes sociais, ainda de acordo com o Diário do Rio, diversos ex-funcionários cobram salários atrasados após serem demitidos. Por enquanto, sobraram as unidades do Norte Shopping, do Shopping Via Brasil, Taquara, Bonsucesso, São Cristóvão e no Centro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a repercussão do assunto, o jornal O Globo confirmou que houve também uma troca de donos. Agora, a administração teria sido assumida por empresários ligados ao Mauá Bank. Até o momento, o grupo não se pronunciou sobre a mudança, mas o espaço segue em aberto.

As Lojas Leader chegaram a patrocinar o Rock In Rio (Foto: Divulgação)

O que acontece em casos de falência?

O processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas com credores, fornecedores e funcionários.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile