Rival das Casas Bahia fechou as portas
Abrir um negócio não é uma tarefa muito fácil. Isso porque uma série de fatores pode levar ao fim de um grande empreendimento. Problemas na economia podem ser citados como exemplo. Aliás, uma grande rival da Casas Bahia viveu uma situação muito difícil e teve que declarar falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Casas Bahia, sem sombra de dúvidas, é uma das lojas de departamento mais tradicionais do Brasil, que passou por vários períodos de mudanças no mercado. Aliás, eles tiveram que enfrentar grandes concorrentes. Contudo, nem todos eles tiveram a mesma sorte e fecharam as portas.
Como exemplo podemos citar a Arapuã. A marca era mais uma das que vendiam eletrodomésticos, móveis e vários outros produtos para a casa. Sua origem é da cidade de Lins, no interior de São Paulo, nos anos 1950. Nos anos 90, a Arapuã teve uma concorrência de peso com a Casas Bahia e a Ponto Frio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque as duas marcas se tornaram as líderes do segmento no mercado nacional. A situação ficou tão difícil que em 2000 a varejista entrou com um pedido de recuperação judicial. Em 2002, com uma dívida de R$1 bilhão, a empresa fechou lojas e demitiu vários de seus funcionários.
Como foi o processo de falência?
Na época, a Justiça optou por não decretar a falência da Arapuã por confiar no seu plano de reestruturação. A Justiça decretou falência da empresa em 2005, mas no mesmo ano houve um novo pedido de recuperação judicial, que foi concedido. Apesar de tudo, judicialmente, a briga era para evitar uma falência.
De acordo com informações do UOL, o fim da loja aconteceu de vez em 2020, quando o STJ determinou que o resultado do julgamento do TJ-SP foi ilegal porque a Arapuã havia descumprido a concordata e já tinha a falência decretada, isso em 2005, o que inabilita a empresa a qualquer pedido de recuperação judicial.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE