Luísa Sonza confirmou ter sido racista e pede perdão ao publicar carta aberta.
Na noite desta quarta-feira (05), Luísa Sonza se pronunciou através de stories em seu Instagram oficial para pedir desculpas. A cantora assumiu ter sido racista com uma mulher ao se hospedar em uma pousada em 2018 e lamentou o fato, pontuando que ele aconteceu por causa do racismo estrutural instaurado na sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/08/2018, no restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi minha intenção”, iniciou a artista em a carta aberta compartilhada com os seus seguidores.
SAIBA MAIS! Mãe de Luísa Sonza exibe mansão gigantesca que ela decorou e chama atenção; veja fotos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nesse contexto, venho a público pedir desculpas não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural. Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020”, prosseguiu.
“As referidas publicações foram em defesa às informações divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo. Para que não haja qualquer dúvida, pontuo que as publicações não se referiam à pessoa da Sra. Isabel, que em nenhum momento quis notoriedade”, justificou Luísa Sonza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico do indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade. Por fim, ratificando o que foi exposto acima, reitero meu pedido de desculpas à Sra. Isabel”, concluiu a cantora.
Em seguida, Luísa Sonza publicou vídeos nos stories para continuar falando sobre o assunto. Ela destacou que resolveu desabafar de cara limpa pela primeira vez somente após terminar a ação e conseguir conversar com Isabel sobre a situação antes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE É RACISMO ESTRUTURAL?
A herança discriminatória da escravidão (todas as relações com base na ideia de inferioridade dos negros que foram transmitidas) em conjunto com a falta de medidas e ações que incluíssem os negros e indígenas na sociedade, como políticas de assistência social ou de inclusão racial no mercado de trabalho, gerou o que se entende por racismo estrutural.
Sendo assim, trata-se de uma discriminação racial enraizada na sociedade. Isto é, o racismo estrutural não diz respeito ao ato discriminatório isolado (como xingar pejorativamente alguém por conta da cor da sua pele) ou até mesmo um conjunto de atos dessa natureza.
Ele representa um processo histórico em que condições de desvantagens e privilégios a determinados grupos são reproduzidos nos âmbitos políticos, econômicos, culturais e até mesmo nas relações cotidianas.