O apresentador Luiz Bacci deu uma informação médica no telejornal e foi contrariado por um fisioterapeuta especialista no assunto
Luiz Bacci virou alvo de críticas, nesta quinta-feira, dia 23. O apresentador da Record deu uma informação errada sobre um procedimento médico e acabou sendo rebatido por um profissional da área.
Na ocasião, o comunicador falava sobre um método para salvar uma pessoa vítima do coronavírus. “É como se fosse a última tentativa de salvar um paciente. Eles colocam o paciente de barriga para baixo”, começou dizendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jornalista continuou falando sobre o que apontou como “prona”. “O vírus que se acumula no fundo pulmão tem oportunidade de se desprender pelo nariz, boca ou outros orifícios”, declarou o famoso para seus milhões de espectadores.
No Twitter, um homem que se identificou como fisioterapeuta cardiorrespiratório do InCor declarou que Luiz Bacci estava completamente equivocado: “Por favor, não é nada disso, corrijam, não existe isso, prona é por outro motivo”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi, então, que o médico fez questão de explicar. “Melhora a oxigenação em 70 a 80% dos pacientes, devido à redistribuição da ventilação alveolar e da perfusão, pois, nessa posição, a região dorsal não sofre a ação do peso pulmonar, em que a região é a mais colapsada”, disse usando termos técnicos.
Luiz Bacci é chamado de irresponsável
Não foi somente o médico que se incomodou com a declaração. Uma enfermeira também soltou o verbo contra ele e exigiu uma retratação da emissora que é contratado. “Que absurdo técnico é esse, Record? Vocês são malucos de falarem uma besteira dessa em rede nacional? Querem explicar procedimento, levem um profissional de saúde!”, disparou no Twitter.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE