Decisão de Lula foi confirmada por ministra e nova vacina será aplicada em 2024
Nesta quinta-feira, dia 21, uma outra vacina foi revelada aos brasileiros, já aprovada por Lula. O anúncio foi feito por Nísia Trindade, a atual ministra da Saúde.
O novo imunizante começa a ser aplicado já no próximo ano e alguns dos detalhes foram divulgados. Desta vez, o assunto não tem relação com o COVID-19, que causou a última pandemia mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a ministra, uma vacina chamada Qdenga, contra dengue, será incorporada ao Sistema Único de Saúde. E, se tudo correr como está planejado, a aplicação começa a ser feita em fevereiro de 2024. O comunicado foi feito através das redes sociais.
“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu Nísia Trindade no X, o antigo Twitter.
O registro é do laboratório japonês Takeda Pharma e já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, em março deste ano. Esse antidoto é o primeiro liberado no país, até mesmo para pessoas que nunca tiveram contato com a dengue.
Segundo a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos, sendo aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. Na primeira fase, a vacina vai atender uma demanda de cerca de 3,1 milhões de pessoas. O foco será no público de regiões prioritárias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
“Até o início do ano, faremos a definição dos públicos-alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, acrescentou a ministra na publicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os principais sintomas da dengue?
A doença se manifesta com febre, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dores de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Um médico deve ser procurado antes de qualquer tratamento.