Notícia sobre o pagamento do 13° salário do INSS
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão do Ministério da Previdência Social ligado diretamente ao Governo Federal, responsável pelos pagamentos das aposentadorias, seguro desemprego, auxílio-doença e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aliás, os aposentados e pensionistas do INSS ficam sempre atentos as várias notícias que costumam sair a respeito dos pagamentos. Nessa publicação, por exemplo, falaremos a respeito do 13° salário. O pagamento passará por importantes mudanças em 2024 e surpreendeu os beneficiários.
Isso porque até o ano passado, a liberação dos recursos estava sendo realizada antecipadamente pelo Governo Federal. No entanto, neste ano Lula bateu o martelo e decidiu que os pagamentos deveram seguir o calendário regular, ou seja, os valores só serão pagos no segundo semestre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que antes os pagamentos eram feitos entre os meses de maio e junho, conforme informou o portal FDR. O valor que será liberado para o segurado varia de acordo com o valor mensal do seu benefício. O pagamento costuma acontecer em duas parcelas dividas em valores iguais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que alguns benefícios podem ser cortados?
Conforme infirmações do portal da ‘CNN’, a ministra declarou que o governo vai enfrentar em breve um grande desafio. Que diz respeito a realização de uma minuciosa análise na lista de beneficiários da Seguridade Social. Segundo Tebet, houve um “salto significativo e muito acima da média” nas concessões nos últimos anos.
Simone Tebet afirmou anteriormente que o Tribunal de Contas da União (TCU), realizou uma investigação preliminar e identificou fraudes em pelo menos 10% das concessões feitas. Segundo a ministra, caso haja a real comprovação de trapaças, poderiam retornar entre R$ 10 a 20 bilhões aos cofres públicos, e serão cortados os benefícios a qualquer momento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE