Após sanção do presidente Lula (PT), beneficiários do INSS poderão contar com um tempo de espera bem menor nas filas da perícia
Com a eleição de Lula (PT) na presidência, houve uma série de mudanças que podem ser consideradas benéficas para os brasileiros. Uma delas impacta diretamente os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Nos últimos anos, houve um aumento considerável na espera para atendimento e perícia no órgão. Sem os devidos trâmites, milhares de brasileiros ficam sem o direito de receber benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa situação, entretanto, teve uma mudança drástica nos últimos meses. Em 14 de novembro, o presidente Lula sancionou o projeto que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).
De acordo com divulgação no “Diário Oficial da União”, atualmente existe a criação de medidas para reduzir filas em processos do INSS. Com a diminuição das filas, mais brasileiros conseguem ter acesso a benefícios indispensáveis, como o auxílio-doença.
Esse programa, no entanto, terá a duração de nove meses e consistirá em algumas ações que incentivem funcionários e peritos do INSS a reduzirem a fila. Entre as ações estão:
- o pagamento de bônus para servidores que trabalharem fora do horário do expediente
- a permissão do uso de telemedicina para as perícias
De acordo com o g1, o programa tem alguns focos. O primeiro deles é resolver processos administrativos com análise acima de 45 dias. O atendimento também avalia serviços médicos periciais com prazo judicial expirado, agendamento acima de 30 dias ou realizados em unidades sem oferta regular de atendimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS BENEFÍCIOS
Por fim, o PEFPS atende exames periciais de servidores públicos federais em casos de licença para tratamento de saúde ou por motivo de doença de familiar ou dependente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A lei sancionada também permite a utilização da telemedicina em exames periciais.