O Presidente Lula bate o martelo e crava um novo benefício a uma lista de pessoas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, auxílios e até mesmo alguns benefícios assistenciais. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma notícia incrível envolvendo o órgão. O Presidente Lula (PT) cravou uma grande vitória que traz novo benefício a uma lista de CPF’s vinculados a autarquia.
Estamos falando da criação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que visa reduzir a espera para atendimento na Previdência Social. Segundo as informações disponibilizadas no portal oficial do Senado, o projeto foi sancionado por Lula no dia 14 de novembro do ano passado, pela Lei 14.724/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a iniciativa visa reduzir a fila de pedidos de benefícios do INSS, que vinha sendo um grande problema. Além disso, o projeto, que agora é lei, também reajusta os salários das forças de segurança do Distrito Federal (DF). Assim, a ideia é incentivar os funcionários a trabalharem mais.
No entanto, vale dizer que, esses servidores do INSS que dedicam tempo além do expediente para agilizar as análises de benefícios receberam um dinheiro a mais. Além disso, o programa permite a utilização da telemedicina nas perícias médicas, contribuindo para a redução dos prazos de aprovação de benefícios que requerem esse tipo de avaliação.
De acordo com o portal ‘Pronatec’, essas medidas já estão atuando desde o mês de julho do ano passado, quando o Governo Federal editou a Medida Provisória 1.181/2023, criando o programa. Dessa forma, a sanção de Lula apenas oficializou a criação do PEFPS, que antes era provisório e corria também em Projeto de Lei (PL 4.426/2023).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem ficou feliz com a novidade foram os servidores, isso porque, quem trabalhar além do horário do expediente recebe um bônus pago de acordo com uma tabela, a qual faz a relação entre processo e serviços concluídos. Dessa forma, os servidores recebem R$ 68 para os casos de redução da fila do INSS e R$ 75 quando houver redução da perícia médica federal.
Como acessar o site do Meu INSS?
Para acessar o site do Meu INSS, vá ao endereço meu.inss.gov.br. Faça login usando seu CPF e senha. Caso ainda não tenha cadastro, crie uma conta seguindo as instruções fornecidas. No portal, é possível agendar atendimentos, consultar extratos e solicitar benefícios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE