Se o presidente mantiver o calendário dos anos anteriores, o adicional chega aos beneficiários ainda neste primeiro semestre
Apesar de ainda estarmos finalizando o 2º mês do ano, os aposentados do INSS já estão à espera do 13º salário. Lula já sabe sobre as expectativas e deve liberar o pagamento nos próximos meses.
Por enquanto, são apenas especulações. Mas, baseado nos últimos 4 anos, o calendário deve ser mantido pelo Ministério da Previdência. Isso vem acontecendo desde 2020, quando o país enfrentou a pandemia e diversos brasileiros passaram por uma forte crise financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, Jair Bolsonaro estava no comando do Governo Federal. Ainda assim, após a gestão trocar para Lula, o INSS seguiu antecipando os valores, priorizando aqueles que recebem o salário mínimo, dividindo em duas parcelas entre abril e junho. Este ano, o piso subiu para R$ 1.518.
Cerca de 28,5 milhões de idosos recebem a base e receberão o 13º antes do restante da lista. Depois, chega a vez das outras faixas salariais. O teto está fixado em R$ 8.157. Na Caixa Econômica Federal, há também possibilidade de sacar o dinheiro antecipado e pagar depois, quando o oficial cair na conta.
Nas próximas semanas, o Ministério da Previdência deve divulgar as datas oficialmente. Até o momento, o período continua sendo relacionado aos outros calendários, mas ainda não há confirmação. O anúncio será publicado no Diário Oficial da União, destacando os dias das transferências.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Benefício de Prestação Continuada tem 13º salário?
Não. Até o momento, o adicional segue exclusivo para os trabalhadores, aposentados e pensionistas, não tendo validade aos idosos que recebem o BPC. Este ano, inclusive, surgirão novas regras no processo de concessão desse auxílio que serve para amparar os cidadãos em situação vulnerável.
Conclusão
- Em resumo, aposentados e pensionistas já esperam pela antecipação do 13º salário;
- Desde 2020, o INSS realiza as transferências no início do ano, mesmo com a troca de governos;
- Essa iniciativa teve início com Bolsonaro, por causa da pandemia, mas seguiu na gestão de Lula;
- Mais uma vez, a prioridade está entre quem recebe até um salário mínimo do instituto;
- O Ministério da Previdência ainda deve divulgar as datas oficiais dos pagamentos de 2025.
- Em contrapartida, o Benefício de Prestação Continuada ainda não tem acesso ao 13º.
+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as aposentadorias do INSS e benefícios sociais!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE