Graças a uma canetada de Lula que está focando na segurança dos brasileiros, vários celulares vão ser atingidos e os aplicativos Uber, 99 e iFood vão sofrer com bloqueios
Uma nova canetada de Lula, que foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Conexis e empresas de diferentes setores, uma nova plataforma vai afetar celulares.
E nisso, quem também vai sofrer com bloqueios em massa são os aplicativos que tem em seus celulares. Logo, se você tem Uber, 99, iFood, e demais aplicativos, saiba que eles serão afetados por essa plataforma segura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do site Teletime, a plataforma Celular Seguro, que é uma iniciativa do Governo Lula é um aplicativo governamental que tem como propósito funcionar como uma espécie de “botão de emergência”. Basicamente, ele vai disparar uma série de medidas quando acionado.
Ele vai bloquear o IMEI do aparelho roubado (número de identificação), a linha móvel e aplicativos de banco e compras das instituições que aderiram. Várias empresas aderiram, como operadoras, bancos, instituições financeiras, plataformas digitais, aplicativos de delivery, transporte individual, entre outras empresas e entidades.
A ideia é proteger seu celular em um momento de emergência. Muitas das vezes quando seu celular é roubado, pessoas de má-fé aproveitam para tentar limpar suas contas e fazer empréstimos no seu nome, logo, esse aplicativo visa de auxiliar nesse momento de fragilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então, seus aplicativos de banco, serviços de transportes e delivery, possivelmente vão ser bloqueados quando você acionar esse botão. É um bloqueio temporário que vai retomar conforme você recuperar o seu celular. Isso pode ser positivo e você já pode usufruir.
COMO USAR?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Primeiro, você terá que procurar a loja de aplicativos do seu celular e baicar o aplicativo denominado “Celular Seguro”. Após esse passo, o usuário deve fazer login ou criar uma conta no gov.br, processo que pode ser acelerado por meio de validações seguras, garantindo a integridade e a segurança das informações. Logo, você poderá adicionar seu celular, e você estará protegido. Vale destacar que há celulares que já tem proteções próprias, se o seu celular for assim, não precisa se preocupar com essa proteção extra, caso não seja, é bom baixar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE A ANATEL FAZ?
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é a agência reguladora responsável por fiscalizar, regular e controlar os serviços de telecomunicações no Brasil. Por exemplo, as operadoras respondem a Anatel e se elas fazem alguma coisa de errada com os clientes, são cobradas pelo órgão de forma imediata.