Lula autoriza compra da Azul e grande companhia aérea dá adeus
O atual presidente Lula autorizou a compra colossal da Azul e adeus em companhia aérea paralisa milhares de aeroportos por todo território brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal Revista Oeste, a diretoria da Azul se reuniu nesse último final de semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fechar um negócio bilionário.
Desse modo, a companhia aérea e a Gol se tornarão a maior companhia do Brasil passando a controlar mais de 60% do mercado aéreo nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar, que a Gol se encontra no processo de recuperação nos Estados Unidos, com uma dívida em torno dos R$ 20 bilhões de reais.
Sendo assim, diante da possível junção, a fusão entre as gigantes seria responsável por uma participação em torno de 60% no mercado doméstico, desbancando a LATAM Brasil, atual líder do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar das especulações, o mercado brasileiro de aviação civil ficaria praticamente composto por um duopólio, recebendo intervenção direta do Cade.
Com isso, inviabilizado a negociação, para que a concorrência não seja afetada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A diretoria da Azul já considera a compra da Gol um fato consumado. Fontes de altíssimo escalão informaram à coluna que as duas aéreas vão se tornar uma única companhia nas próximas semanas”, diz trecho da reportagem da Revista Oeste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Azul, inclusive, contratou em março uma assessoria internacional para ajudar na negociação. Um dos sinais da provável compra.
Segundo a revista, é que a Latam recentemente desistiu de comprar os aviões Boeing 737 da Gol que estava interessada.
Contudo, o Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverá analisar a compra.
Entretanto, segundo especialistas, com a aprovação do Lula, a transação não deverá encontrar obstáculos.
Qual é a maior companhia aérea do Brasil?
Esse é o 2º ano consecutivo em que a Latam lidera o ranking de transporte de passageiros em voos dentro do Brasil.
Desde 2007, a empresa também se mantém no topo da lista de aéreas que mais transportam brasileiros para fora do país. Em 2023, a companhia totalizou 3,5 milhões de passageiros em voos internacionais.