Revisão e antecipação: Lula baixa 2 sentenças ao INSS além do 13º salário para salvar brasileiros

Tudo o que você precisa saber sobre duas sentenças de Lula em 2025 ao INSS além do 13º salário. FIQUE POR DENTRO.
2 min de leitura

INSS - Foto: Internet

Tudo o que você precisa saber sobre duas sentenças de Lula em 2025 ao INSS além do 13º salário

A título de informação, neste ano de 2025, o INSS acabou antecipando o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas. A medida visa ajudar no equilíbrio financeiro das famílias, estimular a economia e oferecer alívio diante dos desafios econômicos enfrentados pelos beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, com direito a revisão e antecipação, sem nem pensar duas vezes, Lula baixa 2 sentenças ao INSS além do 13º salário para salvar brasileiros e vocês ficarão sabendo de todos os detalhes nesta quarta-feira, dia 16.

Bom, para melhor entender sobre o assunto, de acordo com informações do g1, o portal de notícias da Globo, o governo federal acabou publicando uma medida provisória (MP). Assim, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) em que institui o “Programa de Gerenciamento de Benefícios” dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

13º salário do INSS – Foto: Internet

ENTENDA

As informações dão conta de que o objetivo do programa é reavaliar e revisar benefícios previdenciários e assistenciais. Dessa forma, a medida busca reduzir a fila de atendimento no INSS.

E as informações não param por aí. De acordo com o Ministério da Previdência Social, o programa, que terá duração de um ano, contempla o pagamento de uma remuneração extraordinária aos servidores.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira valores:

“Servidores em greve ou com compensação de horas não terão direito aos pagamentos, o que pode gerar conflitos laborais”, informou o Ministério da Previdência Social. “Não serão pagos em casos de horas extras, adicionais noturnos ou compensação por greve”, acrescentou o governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

REDUÇÃO NAS FILAS DO INSS

Ainda de acordo com a fonte, ainda no começo deste mês, dados do governo, relativos a dezembro de 2024. Assim, apontaram que mais dois milhões de requerimentos por benefícios sociais e da Previdência estavam aguardando análise.

No ano de 2023, o governo acabou criando um programa para cumprir a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acabar com a fila de espera dos pedidos de benefícios do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, de acordo com informações do INSS, nos primeiros oito meses do programa, a fila de espera por benefícios caiu muito. Em suma, acabou indo de 1,8 milhão de pedidos para pouco mais de 1,3 milhão.

QUEM TEM DIREITO AO DÉCIMO TERCEIRO DO INSS?

 
Tem direito ao 13º do INSS aposentados e pessoas que durante o ano receberam benefícios do 
INSS como o auxílio-acidente, o auxílio-reclusão, o auxílio por invalidez temporário e o salário-maternidade.

Logo do INSS e fogos de artifício (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile