PARA SALVAR!

Lula baixa decreto emergencial com antecipação do Bolsa Família em outubro

Lula por meio de novo decreto libera pagamento do Bolsa Família antes da hora (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Gov)

Lula por meio de novo decreto libera pagamento do Bolsa Família antes da hora (Foto Reprodução/Montagem/Canva/Gov)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Lula ordena antecipação do Bolsa Família para esses beneficiários em outubro e notícia chega como alívio para o bolso de milhares

E uma lista com milhares de beneficiários do Bolsa Família foram surpreendidos com notícia de antecipação neste mês de outubro.

De acordo com o portal FDR, trata-se dos residentes dos 13 municípios do Pará. Isso ocorre devido à situação de emergência decretada pelo Governo Lula em razão da seca severa que atinge a região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, foi emitido ordem para que esses valores caiam antes do tempo previsto da conta dos mesmos.

Chega para salvar

Vale destacar que essa é uma medida comum adotada pelo governo em situações de emergência, como secas, enchentes ou outras calamidades naturais, que afetam diretamente as famílias beneficiárias.

O processo tem o objetivo de garantir que as famílias tenham acesso mais rápido ao benefício, o que é fundamental para atender às suas necessidades básicas em momentos de crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, os beneficiários que residem nessas áreas podem receber o pagamento do Bolsa Família no primeiro dia do calendário do mês em que a antecipação foi declarada.

O que facilita o acesso dessas famílias aos alimentos, medicamentos e outros itens essenciais. 

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cidades beneficiadas

Ainda de acordo com o portal, a antecipação do pagamento do Bolsa Família deve atender às seguintes cidades:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, como eu consulto meu pagamento do Bolsa Família?

Para consultar o calendário de pagamentos e verificar se você tem direito ao benefício, basta acessar o site oficial da Caixa Econômica.

Assim que entrar, você encontrará a opção “Consultar famílias beneficiárias”. Em seguida, digite seu Número de Identificação Social (NIS) e o CPF do responsável familiar para obter as informações desejadas.

Quem pode receber o Bolsa Família?

De acordo com o portal da Caixa Econômica Federal, para receber o benefício, a principal regra é ter renda mensal por pessoa de até R$ 218,00.

Ou seja, caso a renda mensal por pessoa da família estiver neste critério, a família é elegível ao programa.

Para se inscrever, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família de sua cidade.

Inclusive, estar cadastrado é pré-requisito mas não garante o ingresso imediato da família no programa.

MAS ATENÇÃO! Caso você já receba o benefício, tenha em mente que é fundamental manter os dados atualizados a fim de evitar cortes no pagamento, como podem ver por meio deste link*

Quando será os próximos pagamentos do Bolsa Família?

Veja abaixo o calendário completo de pagamentos de outubro:

Conclusões finais:

Vale dizer que essa ação reflete uma política recorrente do governo de priorizar os mais vulneráveis em tempos de calamidade.

Afinal de contas, diante de situações como essas, muitos perdem casas, ficam com o psicológico fragilizado e ainda podem sofrer com vulnerabilidade alimentar.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile