ATENÇÃO!

Lula dá canetada com nova Lei que acaba de dar fim dos carros nas autoescolas e maior virada em 2024

14/08/2024 às 8h15

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Lula dá canetada com nova Lei que acaba de dar fim dos carros nas autoescolas - (Foto: Reprodução / Internet)

Nova lei do presidente Lula crava fim dos carros em autoescolas, fazendo com que mudanças significativas ocorram no ano de 2024; veja agora

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as leis existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Dito isso, Lula dá canetada com nova lei que acaba de dar fim dos carros nas autoescolas e maior virada em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ocorre que, conforme divulgado pelo portal ‘Monitor do Mercado’, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou a Lei 14.921, que entrou em vigor em janeiro de 2024, ao qual define a idade máxima permitida par veículos utilizados em autoescolas.

Essa legislação, publicada no Diário Oficial da União, estabelece limites específicos para cada tipo de habilitação, com o objetivo de promover a segurança e a renovação da frota de veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Presidente Lula - (Foto: Reprodução / Internet)
Presidente Lula – (Foto: Reprodução / Internet)

Vale dizer que, segundo a legislação atual, a idade dos veículos é determinada pela categoria desejada pelo condutor, não pelo ano de fabricação. Para a categoria A, que engloba motocicletas, motonetas e triciclos, o limite máximo é de 8 anos. Enquanto para a categoria B, que abrange automóveis com até oito lugares, o prazo é de 12 anos. No entanto, esses limites podem ser ainda mais elevados.

Já para os veículos das categorias C, D E, que incluem transporte de carga e passeio, a idade máxima permitida é de 20 anos. Essa nova regulamentação foi estabelecida pelo Projeto de Lei 2.000/2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), responsável por relatar a matéria na Comissão de Contribuição e Justiça (CCJ), ressaltou que a definição da idade máxima para veículos visa aprimorar a segurança dos alunos das autoescolas.

De acordo com a senadora, a propostas também tem o potencial de promover a atualização dos veículos, impulsionando a indústria automotiva com a procura por carros mais recentes.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa mudança, é importante ressaltar, terá um impacto direto em algumas autoescolas. Isso se deve ao fato de que, para que se adaptem à nova situação, elas terão que realizar uma significativa renovação de seus veículos, ou seja, cravando o fim dos carros antigos no local de aprendizagem.

Veja a importância de limitar a idade dos veículos nas autoescolas:

  • Tecnologia Avançada: Veículos novos estão equipados com tecnologias de segurança mais modernas, como freios ABS, airbags e controle de estabilidade, que são essenciais para proteger os alunos durante as aulas.
  • Condições Mecânicas: Carros mais antigos podem ter problemas mecânicos que comprometem a segurança, aumentando os riscos de acidentes durante as aulas práticas.

Quanto custa para tirar a Carteira Nacional de Habilitação em 2024?

De acordo com informações do portal BMC News, o valor total para a obtenção da CNH B em 2024 pode variar entre R$1800,00 e R$2600,00, dependendo da cidade. Sendo assim, é preciso pesquisar em várias autoescolas para encontrar um preço que caiba melhor no seu bolso. Vale lembrar que o preço pode variar muito de estado para estado, por isso, fique atento ao fazer sua escolha.

Quem você quer que saia do BBB25?

autoescola
carros
lei
Lula

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.