Nova folga garantida aos milhões de profissionais brasileiros foi assinada pelo presidente e pode liberar emenda na semana para uma longa lista de pessoas
Depois de muita espera, Lula finalmente publicou o novo feriado no Diário da União. Agora, essa data especial entra oficialmente para o calendário do Brasil, onde há mais de 46 milhões de trabalhadores com carteira assinada, segundo o Governo Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, passou a ser feriado em todo o território brasileiro. Antes disso, era considerado somente em 6 estados. O decreto da data já é válido para este ano e, para a alegria de muita gente, cai em uma quarta-feira, pode garantir uma emenda.
Além da folga nacional aos trabalhadores, a data também ganha um novo nome: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Segundo o jornal Brasil de Fato, antes de assinar o documento, Lula ressaltou a importância da mudança da mudança durante um evento no Palácio do Planalto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a presença de diversos movimentos, o presidente destacou que essa alteração faz parte de uma agenda na luta contra o racismo estrutural. “O que fizemos é o pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu no país desde que foi descoberto. Nós queremos apenas recompor aquilo que é uma realidade de uma sociedade democrática”, ressaltou o presidente na palestra.
Lula pontuou que um dos compromissos do atual governo é levantar a história e relevância de pessoas que fizeram parte da construção do Brasil. “É como a Faixa de Gaza, vocês estão vendo aqueles prédios que estão sendo destruídos, levaram décadas para serem construídos, mas um foguete destrói aquilo em 1 segundo. E aqui se destruiu políticas públicas que nós estamos tentando reconstruir”, filosofou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A relatoria foi do senador Paulo Paim, do PT. “Esse dia vai além de poder ser um feriado, é um momento de consciência, de debate, de diálogo sobre todas as formas de preconceito, discriminação e racismo que atinge toda a sociedade. Então, é um dia, para mim, de paz, de amor, de fraternidade, em que o país refletiria que podemos ser uma grande nação se soubermos combater todo tipo de preconceito”, disse.
Quais são os próximos feriados de 2024?
Feriados nacionais:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
7 de setembro: Independência do Brasil (sábado);
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (sábado);
2 de novembro: Finados (sábado);
15 de novembro: Proclamação da República (sexta-feira);
20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra (quarta-feira);
25 de dezembro: Natal (quarta-feira).
Pontos facultativos:
28 de outubro: Dia do Servidor Público (segunda-feira).