Graças a canetada de Lula envolvendo futuro das autoescolas no Brasil, uma nova lei promete acabar com os carros e veículos devem ter novo substituto inesperado
Os Centros de Formações de Condutores (CFC), que são conhecidos popularmente como autoescolas, vão sofrer as consequências de uma nova lei assinada pelo presidente Lula. Vale lembrar que para ter acesso a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é necessário frequentar uma dessas empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, quando você se inscreve em uma autoescola, faz prova teórica, que vai testar seus conhecimentos a respeito do que fazer no trânsito e também tem o teste prático, que é onde você testa seus conhecimentos enquanto motorista. Passando em ambas, pode retirar sua CNH.
Mas, conforme informações do site Monitor do Mercado, em 2025, as coisas deverão ser diferentes nas autoescolas. Graças a Lei 14.921/2024, que já foi sancionada por Lula, haverá mudanças em alguns veículos e muitos serão até extintos dessas instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova lei decreta limites de idade para os veículos que são usados pelas empresas que formam condutores. O tempo varia conforme a categoria. Motos e triciclos (categoria A) não poderão ter mais de oito anos de uso, enquanto veículos para habilitação na categoria B (carros de até oito lugares) têm um limite de 12 anos. Essa mudança na lei temo como objetivo garantir uma boa experiência do aluno. Afinal, usar carros muito antigos, pode ser ruim até para o aprendizado.
Vale lembrar que o Governo Federal tem algumas diretrizes que deseja adotar com essa decisão envolvendo o limite de tempo de uso dos veículos nas autoescolas. Elas estão listadas logo abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Segurança: Veículos mais novos normalmente possuem tecnologias avançadas de segurança, tais como freios ABS, airbags, controle de estabilidade e sistemas de assistência à direção.
- Condição Mecânica: Carros mais antigos tendem a apresentar mais problemas mecânicos e desgaste, o que pode tornar as aulas menos seguras.
- Qualidade do Ensino: Veículos modernos possuem funcionalidades que refletem melhor o trânsito atual, como direção elétrica e câmbio automático.
- Economia na Manutenção: Carros mais novos normalmente exigem menos manutenção, resultando em menores gastos para as autoescolas e assegurando que os veículos estejam em ótima condição de uso.
- Sustentabilidade Ambiental: Veículos novos são mais eficientes em termos de consumo de combustível e têm menores emissões de poluentes, contribuindo para um meio ambiente mais limpo.
QUANTAS AUTOESCOLAS EXISTEM NO BRASIL?
Segundo informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no Brasil existem 14400 Centros de Formação de Condutores (CFC). Logo, é comum cada cidade ter uma, e isso facilita a vida de pessoas que querem tirar a CNH.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE