O governo Lula prepara mudanças na concessão de auxílio-doença
Atualmente chamado de benefício por incapacidade temporária, o auxílio-doença do INSS terá algumas mudanças com o aval do Governo Lula.
Através da ferramenta Atestmed, para diminuir fraudes e paralisar as despesas com o benefício, essa medida ajuda a fechar as contas públicas deste ano e de 2025 dentro das metas fiscais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, no aplicativo o segurado pode receber o benefício sem passar pela perícia médica presencial: Basta enviar pelo aplicativo do INSS um atestado assinado por médico particular ou da rede do SUS.
Porém, o governo prevê diminuir o prazo máximo do auxílio-doença e o período de afastamento pelo INSS a partir do tempo solicitado no Atestmed.
AFINAL, O QUE É O ATESTMED?
É uma plataforma que garante os segurados solicitarem o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● INSS confirma MAIOR vitória chegando em 3 dias junto com +1 EXTRA para salvar bolso dos aposentados em abril
● Aposentadoria chegando antes dos 60 anos e ganhando mais de R$ 8 mil por mês: 2 vitórias do INSS em 2025
● Adeus, 13º salário: Jornal da Record confirma beneficiários do INSS que não receberão abono em 2025
Enviando um atestado assinado por médico da rede do SUS ou particular, não há necessidade de passar por perícia médica presencial.
Basta anexar e enviar os documentos pelo aplicativo “Meu INSS”. Documentos odontológicos também são aceitos de acordo com o portal Exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No sistema, os documentos são consultados por um perito para constatar se o segurado e o médico existem.
O atestado é baixado e arquivado. Feito o batimento de dados, o benefício é liberado automaticamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS DO INSS?
O prazo máximo de 180 dias pode reduzir pela metade. Caso o prazo do atestado requerido fique fora do padrão para o tipo de doença, o trabalhador será encaminhado para perícia médica.
Por exemplo: uma fratura que exige 45 dias de afastamento e o atestado destacar 90 dias, o beneficiário será encaminhado diretamente para pericia médica presencial.
Para algumas categorias (desempregado no período de carência, microempreendedores, autônomos e trabalhadores rurais), o prazo máximo pode cair 30 dias e 60 dias.
Em caso de novo pedido (prorrogação do benefício), o segurado terá que passar por perícia médica presencial.
COMO SOLICITAR O ATESTMED NO APLICATIVO ‘MEU INSS’?
Primeiramente, para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado deve acessar o aplicativo ou o site do ‘Meu INSS’ e seguir o seguinte passo a passo:
- Primeiro, escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Em seguida, precisará clicar em “Novo Requerimento”;
- Selecionar a opção “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)”;
- Por fim, basta seguir as instruções na tela para finalizar o requerimento;
Segundo o INSS, o prazo máximo para a concessão do benefício por meio do Atestmed é de 180 dias. Caso o benefício seja negado, o segurado terá um prazo de 15 dias para realizar um novo requerimento.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para acabar com brechas e impedir fraudes e pagamentos indevidos, o Governo decidiu promover algumas mudanças na concessão do antigo auxílio-doença.
A suspeita decorre do aumento das despesas com o benefício. Portanto, com essas alterações o trabalhador recebe o benefício rapidamente.
Afinal, quando é necessário a perícia médica, o segurado recebe o benefício retroativo à entrada do pedido, com juros, mesmo que tenha se recuperado.
Enquanto isso, o Governo economizará com essa medida, pois não terá que arcar com os pagamentos atrasados.