Beneficiários do INSS precisam ficar atentos! Lula emite comunicado com a verdade sobre cortes de benefícios
O portal oficial do governo, sob a presidência de Lula, fez um importante comunicado envolvendo os benefícios do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, recentemente, notícias em torno do corte de mais de 800 mil benefícios no INSS ganharam força na internet.
Logo, a situação ganhou grande repercussão, gerando apreensão dos beneficiários. Além disso, as notícias ainda afirmavam que o intuito com os cortes era “economizar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Corte de benefícios
Inicialmente, conforme apurado pelo time de especialistas em previdência do TV Foco, o burburinho ganhou força em meio a revisão do BPC.
Em suma, o objetivo é verificar a regularidade cadastral de beneficiários, principalmente aqueles que não estão inscritos ou atualizaram seus dados há mais de 48 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o gov.br, o processo logo foi vinculado a notícias falsas sobre o cortes de beneficiários, fazendo com que o portal fizesse um esclarecimento urgente do que está acontecendo.
Entenda o Processo de Revisão do BPC
Desde agosto, o INSS está convocando beneficiários do BPC para que realizem ou atualizem sua inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, 505.018 pessoas foram notificadas para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seus municípios e regularizar o cadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, outras 517.571 pessoas, com dados não atualizados nos últimos quatro anos, também deverão se apresentar para revisar suas informações.
O BPC é um benefício assistencial, voltado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda.
Vale lembrar que, como o BPC não é um benefício previdenciário, ele é gerido pelo Ministério de Desenvolvimento Social, enquanto o INSS apenas operacionaliza os pagamentos.
Revisão de Benefícios por Incapacidade
A revisão inclui outro grupo de 680 mil segurados que recebem o auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) há mais de 24 meses.
Neste caso, o Departamento de Perícia Médica Federal dispõe de capacidade para realizar até 800 mil perícias, mas isso não significa que cortará esse mesmo número de benefícios.
De acordo com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o governo pretende direcionar o benefício para quem realmente precisa, conforme determinação do presidente Lula.
“É uma determinação do presidente Lula: dar direito a quem tem direito. Não é justo pagar benefício a quem não precisa”, informa o ministro.
Como Consultar a Situação do Benefício?
Os beneficiários que desejam saber se estão incluídos na revisão podem consultar diretamente o aplicativo ou site Meu INSS.
Isto é, basta inserir o CPF para verificar se existe alguma pendência de cadastro ou atualização junto ao Ministério de Desenvolvimento Social.
Além disso, no caso de irregularidades, o beneficiário deverá comparecer ao CRAS de sua cidade com os documentos necessários para regularização.
Prazos e Procedimentos
- Notificação e bloqueio: Os beneficiários notificados têm 30 dias após o aviso para comparecer ao CRAS. Caso contrário, o pagamento será bloqueado.
- Atendimento e reativação: Após o bloqueio, é possível solicitar o desbloqueio ligando para a Central 135, que oferecerá um prazo de 45 a 90 dias para regularizar a situação.
Cuidado com os golpes
No portal, o gov orienta os beneficiários do INSS a ficarem atentos para evitar fraudes, já que, durante a revisão, muitos golpistas se aproveitam de brechas do processo.
É importante que os beneficiários do INSS não repassem dados sensíveis a terceiros. O INSS não solicitará dados pessoais ou biometria facial em visitas domiciliares.
O INSS realiza as convocações apenas através do aplicativo Meu INSS, por SMS, extratos bancários ou correios. Em caso de dúvidas, o beneficiário deve procurar atendimento oficial sempre no CRAS.
Considerações Finais
- O BPC não será cancelado indiscriminadamente: Assim, a revisão visa apenas garantir a elegibilidade dos beneficiários.
- A verificação é rigorosa e garante o direito de defesa: Todos os beneficiários têm direito à ampla defesa, conforme a Constituição.
- Compareça ao CRAS para evitar bloqueio do pagamento: A atualização é necessária para manter o benefício ativo.
- Evite fraudes: Todas as notificações oficiais do INSS podem ser confirmadas diretamente no aplicativo ou no site Meu INSS.
Por fim, o governo assegura que a revisão tem o objetivo de otimizar a assistência, oferecendo suporte a quem realmente necessita, sem gerar cortes arbitrários.
Ademais, os beneficiários do INSS devem se manter informados e atentos às notificações para evitar transtornos. + “Nova doença garante aposentadoria imediata no INSS”.